Faleceu ontem uma figura incontornável da mediação imobiliária em Portugal: António Ribeiro de Freitas. Era administrador da Preditur, uma das mais antigas empresas do sector. A Revista Magazine Imobiliário lamenta profundamente a sua perda, considerando que o Imobiliário nacional fica, assim, mais pobre.

Nasceu no Luso (Lwena), há 69 anos. Estudou em Nova Lisboa (Huambo) e depois veio para Portugal para continuar os estudos, com o objectivo de se formar em Ciências Sociais e Políticas, curso que frequentou até 1969. É também por esta altura que os ideais de esquerda se acentuam. Chegou a estar preso em Caxias após ter sido detido pela PIDE durante uma manifestação e deve a sua rápida libertação ao professor Adriano Moreira. Após este episódio, é incorporado compulsivamente com destino à Guiné, onde esteve até 1972 a comandar uma companhia de africanos.

António Ribeiro de Freitas deu por si a trabalhar com o cunhado Miranda Ramos, fundador da Preditur. A ele se deve a mediação de um número infindável de empreendimentos em Lisboa (Parque das Nações/Expo, Linha do Estoril, Linha de Sintra, Linha de Loures, Linha de Vila Franca de Xira), a Sul do Tejo e Setúbal, Algarve e até no Brasil. Para trás tinha ficado definitivamente o curso superior em Ciências Sociais e Políticas, mas em compensação tinha descoberto uma nova vocação: o gosto pelas relações públicas e pelas vendas. Aliás, confessava-se “um mau gestor mas um bom vendedor”, cujo carisma não é alheio ao trabalho que desenvolveu ao longo dos anos ao serviço da mediação, assim como aos colegas de profissão que com ele privaram. Teve um percurso de sucesso construído há mais de 40 anos e era actualmente o rosto da mediadora Preditur.

Mas como ‘nem só de trabalho vive o Homem’, António Ribeiro de Freitas aproveitava sempre que podia para viajar, “sem nunca repetir os mesmos sítios”, ir ao cinema e “aturar” as netas. Era também adepto do Futebol Clube do Porto, paixão transmitida pelo seu pai que criou a delegação dos Dragões no Luso, onde era o guarda-redes da equipa.

O corpo de António Ribeiro de Freitas vai estar em câmara ardente na Igreja de São Romão, em Carnaxide, a partir das 15h00. A equipa da Magazine Imobiliário lamenta profundamente a sua perda.