Em Outubro de 2014, os preços da habitação desceram 0,6% face a Setembro. Contrariando este cenário geral está a região do Algarve, onde os preços subiram 0,2% nesse mês, quando comparados com o mês anterior.
De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário (ICi), o preço das casas em Portugal Continental desceu 0,6% em Outubro face ao mês anterior, interrompendo as valorizações mensais registadas nos dois meses anteriores. Também a taxa de variação homóloga regressou em Outubro a terreno negativo, com o preço da habitação a recuar 0,9% face ao mesmo mês de 2013. Em Setembro, esta variação tinha sido nula.
Já os dados do ICi relativos ao Algarve revelam que os preços da habitação nesta região cresceram em Outubro, valorizando 0,2% face a Setembro. O mesmo aconteceu nas regiões Norte e Centro, as quais apresentaram variações mensais em Outubro de 0,4% e de 1,1% respectivamente.
Em termos homólogos, observou-se igualmente um aumento dos preços no Algarve, onde as casas valorizaram 1,4% face ao mesmo mês do ano passado. Também na região Norte, os preços evoluíram positivamente face ao período homólogo, com uma variação de 0,4% em Outubro.
Já na região Centro, apesar de uma melhoria na taxa de variação homóloga, esta manteve-se em terreno negativo. Evidenciando uma recuperação de 1,1 pontos percentuais em Outubro, a taxa de variação homóloga na região Centro situou-se em -5,5% em Outubro.
Foto: Anabela Loureiro