Um mega projecto, luz verde para o Parque Mayer e alienação do terreno da Feira Popular são algumas das novidades lançadas em Lisboa, no decorrer de 2015.

Entre as grandes novidades está o mega projecto que nascerá brevemente no cruzamento da Avenida Fontes Pereira da Melo com a Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, designado FPM 4. Trata-se de um projecto da autoria do atelier Barbas Lopes Arquitectos e contempla a construção de um edifício destinado a comércio e serviços com 17 pisos acima da cota de soleira e seis pisos em cave destinados a 194 lugares de estacionamento. Prevê ainda a interrupção da circulação automóvel na Avenida 5 de Outubro e na Rua Viriato, em frente ao quarteirão da Maternidade Alfredo da Costa, com o objectivo de criar uma praça pública.

Entre as novidades conta-se ainda a intervenção no Parque Mayer vai finalmente avançar e a decisão da alienação do terreno da antiga Feira Popular que será concretizada até ao Verão deste ano. Está previsto também para breve o lançamento de um Fundo Municipal de Urbanização e de um programa que preveja a disponibilidade aos promotores de terrenos e edifícios do município destinado depois à habitação no centro da cidade.

Neste momento encontram-se em curso os projectos do arco ribeirinho, Cais do Sodré/Corpo Santo, Campo das Cebolas/doca da Marinha; do novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia; do Parque Ribeirinho Oriente; do projecto “Uma Praça em Cada Bairro”; da melhoria nos acessos ao Castelo e a requalificação do eixo central de Lisboa, que incluirá a requalificação do espaço público desde o Saldanha até Picoas.