Os preços das casas em Portugal continental voltaram a desvalorizar em Setembro, segundo os dados mais recentes do Índice Confidencial Imobiliário (ICi).

Os valores apresentados mostram uma descida mensal de 0,8% e homóloga de 3,9% ao nível dos preços das casas. As casas novas foram as que mais desvalorizaram nesse mês, com uma queda mensal de 0,9% e uma queda homóloga de 3,9%. Nas casas usadas, essas variações foram de -0,7% e -3,9% respectivamente.

Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto) a tendência foi semelhante à do mercado português, com uma queda mensal de preços de 0,7% e homóloga de -3,3%. Neste mercado, existiu, porém, uma diferenciação entre a habitação nova e a usada. As casas usadas apresentaram uma variação mensal positiva dos preços em 0,6%, enquanto nas novas a nota foi de desvalorização (-2,1%). Em termos homólogos, e ainda que as duas se tenham mantido em terreno negativo, os preços das casas novas agravaram-se 4,2% face a Setembro de 2012, enquanto nas usadas, os preços continuaram a desvalorizar (-2,8%) quando comparados com o período homólogo, mas esta performance constituiu uma recuperação face à taxa homóloga observada em Agosto.

Já no Algarve, os preços das casas subiram em Setembro, apresentando uma valorização de 2,0% face ao mês anterior. No caso da habitação nova, essa valorização foi de 2,3%, enquanto nas casas usadas, a valorização mensal dos preços se ficou em 1,7%. Esta performance influenciou positivamente a taxa de variação homóloga, que melhorou no total do mercado, embora mantendo-se em terreno negativo (-2,0%). Considerando a segmentação por estado de uso, as casas novas apresentaram uma performance homóloga de -4,2% em Setembro, enquanto nas casas usadas essa variação foi de -0,2%.

ICi

Foto: Anabela Loureiro