A CBRE assessorou a Catalunya Caixa na venda do Grupo Lusort a um fundo da Lone Star, numa actuação conjunta dos escritórios de Portugal e Espanha. A consultora afirma que esta é a maior transacção imobiliária da década no sector do turismo.

A transacção, executada no passado dia 26 de Março, constitui a maior operação no sector do turismo em Portugal dos últimos 10 anos.

Vilamoura é o mais antigo resort em Portugal e um dos destinos turísticos com maior notoriedade do Sul da Europa. O resort com cerca de 2.000 ha desenvolve-se em volta da Marina de Vilamoura, a maior de Portugal, com cerca de 825 postos de amarração, e dos seus cinco campos de golfe, de reputação internacional.

Sendo um destino turístico totalmente consolidado cujo desenvolvimento se iniciou ainda nos anos 60, Vilamoura dispõe ainda de uma significativa capacidade de expansão. A segunda fase do projecto, designado por Vilamoura XXI, dispõe ainda de cerca de 700.000m2 de área de construção edificável, destinada à hotelaria e a projetos de turismo residencial, nos quais se inclui o projecto da Cidade Lacustre.

Segundo Francisco Sottomayor, Head of Development da CBRE Portugal, “tratou-se de um negócio extremamente complexo, não só pela sua dimensão, mas pela própria tipologia do activo em causa: um grupo de empresas com um conjunto muito diversificado de activos, incluindo uma grande bolsa de terrenos para promoção, a concessão da melhor marina Portuguesa e ainda um conjunto significativo de produto já edificado. Esta transação demonstra a capacidade verdadeiramente única da CBRE para actuar no sector do turismo-residencial, área que tem sido uma forte aposta da empresa dado o seu enorme potencial de desenvolvimento”.

A CBRE contou neste processo com o apoio da sua participada Neoturis, a maior e mais conceituada empresa de consultoria no sector do turismo em Portugal.