O presidente da Câmara Municipal de Penafiel afirmou que o município cobra a taxa mínima legal do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), ou seja, a mais baixa de Portugal. Apesar disso, António Sousa anunciou que vai baixar ainda mais este imposto para as famílias com três ou mais filhos.

Em declarações à Lusa, o autarca declarou que pretende “estar na linha da frente com uma política de proximidade e apoio à natalidade”, por isso, vai implementar uma redução no imposto para as famílias numerosas no âmbito da alteração legislativa que o Governo introduziu no Orçamento do Estado, no que se refere aos apoios à natalidade.

 

Esta redução vai ser aplicada nas famílias com três ou mais filhos que vão passar a beneficiar de uma redução de 20% no valor do IMI, sendo que a taxa neste município já é de 0,3%, ou seja, a mínima legal.

 

Além desta redução, António Sousa avançou ainda que as famílias numerosas vão também passar a beneficiar de descontos nos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.

Foto: Câmara Municipal de Penafiel