O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, anunciou que o município vai apresentar, até Fevereiro de 2018, uma candidatura dos bairros tradicionais da cidade às Paisagens Urbanas Históricas da UNESCO.
A afirmação foi proferida na reunião camarária pelo vereador que delcarou também que o município não vai retomar a candidatura da Baixa Pombalina a Património Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A proposta agora é alargar a candidatura a outras zonas da capital. Como Manuel Salgado explicou, “foram os deputados municipais que puseram a hipótese de, em vez de se retomar o processo, alargar a área aos bairros históricos e não apenas à Baixa”.
Mas a “classificação numa nova categoria, em Paisagens Urbanas Históricas”, como adiantou o vereador, só será possível depois de 2017, uma vez que Portugal integra o Comité do Património da UNESCO até esse ano, ficando impedido, até lá, de apresentar candidaturas. Ainda assim, “a candidatura da Baixa e área envolvente está a ser trabalhada pelos serviços da câmara e prevê-se que seja apresentada até Fevereiro de 2018”.
Foto: Turismo de Lisboa / www.visitlisboa.com