O preço das casas em Portugal (Continental) tem mantido a rota de crescimento em 2015, revela a Confidencial Imobiliário (Ci) no seu Índice de Preços Residenciais Ci referente a Fevereiro.
Neste mês, os preços da habitação cresceram 2,4% relativamente a Fevereiro do ano passado, de acordo com este índice apurado a partir da informação sobre vendas proveniente do SIR – Sistema de Informação Residencial.
Embora traduza uma desaceleração do crescimento homólogo de 3,3% apurado em Janeiro, o comportamento do Índice de Preços Residenciais da Ci em Fevereiro cifrou-se num dos valores mais elevados por este indicador nos últimos 17 meses em Portugal Continental.
Numa análise regional, a Ci destaca ainda o comportamento positivo do mercado do Grande Porto, que encerrou o ano de 2014 com uma variação homóloga de 0,7% do Índice de Preços Residenciais. Este resultado veio confirmar a continuação da tendência de evolução positiva iniciada neste mercado no 3º trimestre de 2013. Ainda assim, sublinha a Ci, importa referir que as valorizações homólogas evidenciam uma tendência de decréscimo, o que aponta para um movimento de estabilização dos preços das casas no Grande Porto.
Na Grande Lisboa, o índice de Preços seguiu também uma tendência crescente ao longo de 2014, apresentando recuperações trimestrais entre 0,9% e 3,4% até ao 3º trimestre, tendo estabilizado no 4º trimestre face ao trimestre anterior.
Foto: Anabela Loureiro