O “Coop Store” assenta num conceito de partilha da mesma loja por vários operadores. Em 2013 abriram ao público 60 Flash Stores em Portugal, sendo que o conceito já foi implementado em Espanha e será expandido este ano para Alemanha e Roménia.

A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, acaba de lançar a “Coop Store”, uma nova tipologia criada a partir do conceito de Flash Store, que tem como objectivo fomentar o empreendedorismo e o surgimento de novas marcas e conceitos nos centros comerciais da empresa.

A nova tipologia consiste na partilha da mesma loja por mais do que um operador, em regime flexível e de total cooperação. Os operadores partilham o espaço da loja entre si, bem como, os custos inerentes à sua operação.

A loja apresenta um layout original composto por diversos ambientes, que funcionam como mini-lojas dentro de um só espaço, mas com conceitos que se complementam entre si, ou com capacidade agregadora.

Actualmente em fase de lançamento nos centros comerciais da Sonae Sierra, a primeira “Coop Store” abriu no LoureShopping e dedica-se à comercialização de artigos de retrosaria e à venda de peças de autor com forte componente de fabrico manual.

Este projecto nasce no âmbito da Política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra e tem como principal objectivo ajudar negócios locais a prosperarem e, consequentemente, a desenvolverem um negócio sustentável.

O director de Mall Activation e Inovação da Sonae Sierra,Carlos Jesus, refere que “a actual conjuntura e dinâmica do mercado levou à criação da Flash Store, sendo que estas novas ferramentas de retalho se têm revelado um sucesso na medida em que permitem que novos empreendedores testem a aceitação das suas marcas nos nossos centros comerciais com condições mais flexíveis. A tipologia agora criada é a loja ideal para pequenos operadores locais se lançarem de forma sustentável no mercado e partilharem custos, ao mesmo tempo que promovem num espaço comum produtos complementares entre si”.

O Flash Store é um novo formato de retalho com diferentes tipologias. Criado em Junho de 2012 pela Sonae Sierra, trata-se de um conceito de retalho inovador que tem por base o arrendamento de uma loja por um período máximo de seis meses para que o operador possa testar a receptividade do seu produto no mercado.

Este conceito já atraiu em Portugal cerca de 90 operadores, tendo contribuído para a introdução de novas marcas e conceitos nos centros comerciais da Sonae Sierra.

 Existem quatro tipologias de produto. A Lab Store é adequada para o lançamento de novas marcas que pretendem consolidar conceitos, testar a sua aceitação no mercado e/ou o seu posicionamento. Um modelo que testa em ambiente real o produto/marca e é desenhado para as marcas que pretendem abrir uma loja mas que ainda têm alguma incerteza em relação ao seu desempenho.

A Pop-Up Store foi criada para empresários interessados em testar nichos de mercado específicos, sendo a solução ideal para marcas que vendem produtos sazonais, coleções exclusivas ou pretendem usar este produto como um canal para escoamento de stocks.

A Lounge Store é vocacionada para produtos ou marcas que exigem interactividade e uma relação muito próxima com o consumidor, em que a componente de venda é muitas vezes secundária ou inexistente, funcionando essencialmente como “montra” de promoção das marcas e mais um canal para construção de notoriedade.

A Coop Store é a loja ideal para operadores que desejam partilhar o mesmo espaço com outros operadores em ambiente de total alinhamento da visão do negócio. Este modelo de loja cooperativa destina-se a dar um suporte inicial a pequenos negócios locais com forte componente de fabrico manual e desta forma colocar à disposição dos empreendedores da região em causa a promoção dos seus produtos em espaços de ocupação temporária nos centros comerciais.

Das 40 marcas que experimentaram a tipologia Lab Store, dez foram já convertidas em lojistas com contratos de longa duração esperando-se para breve a conversão de mais três, o que representa uma taxa de sucesso de cerca de 33%.

Estes espaços podem ainda representar as primeiras experiências de internacionalização das marcas, já que o conceito foi levado pela Sonae Sierra para Espanha, e em breve chegará à Alemanha e Roménia. O modelo de negócio permite testar a marca, antes de ser dado um passo maior, e apoiar as decisões ligadas a uma estratégia de expansão mais ampla, a nível nacional ou internacional, e que foi a opção estratégica de marcas como a Equivalenza, Columbia, Panomania, Spark Fashion, Flow, Aromas Brand Store e Dope Lx, entre outras.