Várias associações nacionais ligadas aos sectores da construção e imobiliário assinaram um protocolo de parceria para a cooperação e partilha privilegiada de informação com o Instituto Regulador da Construção Civil e Obras Públicas de Angola (IRCCOP). O documento vai permitir aproximar Portugal e Angola.

O evento que decorreu na sede da AICCOPN, no Porto, contou com a presença do director-geral do IRCCOP, Luís Filipe, do presidente do Instituto da Construção e do Imobiliário de Portugal (INCI), Oliveira Silva, do presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas de Portugal (AICCOPN), Manuel Reis Campos, e do presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Carvalho Lima.

Este protocolo de parceria para a cooperação e partilha privilegiada de informação contou com o apadrinhamento da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP).

No final da assinatura do documento, Fernando Oliveira Silva sublinhou a existência de outros protocolos entre o INCI e as três outras instituições para ilustrar a vocação do próprio Instituto, neste sector intérprete da posição do Estado português, como órgão que exerce a regulação em crescente sintonia com os demais parceiros.

Já Luís Lima preferiu privilegiar as parcerias: “Optar pela importante sintonia entre o Estado e a Sociedade Civil, que se revelam em momentos como este”. Ideia partilhada por Luís Filipe que destacou a importância de desenvolver um trabalho conjunto entre Angola e Portugal, acentuando o papel da CIMLOP na criação de espaços de cooperação como o que ali se proporcionou.

O protocolo agora assinado privilegia a cooperação e a partilha de informação dos sectores da Mediação Imobiliária e da Construção, promovendo simultaneamente a aproximação entre os sectores do imobiliário e da construção nos mercados português e angolano. Luís Lima, que é também presidente da Comissão Estratégica do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL) e da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), tornou público o convite que endereçou ao director-geral do IRCCOP para estar presente no SIL 2015, a realizar em Lisboa no próximo Outono.

Luís Filipe e Reis Campos confirmaram, nas suas intervenções, o empenho das instituições que representam - IRCCOP e AICCOPN respectivamente - em aprofundar as parcerias reafirmadas no protocolo assinado no Porto.