Os investidores em imobiliário português estão bastante optimistas quanto à evolução do mercado imobiliário nacional, estando dispostos a investir em produtos com maior perfil de risco. Isto acontece num ano que está a posicionar-se como histórico para o investimento imobiliário.
De acordo com o primeiro Barómetro IPD/JLL, mais de 70% dos investidores inquiridos espera que o volume transaccionado em 2015 seja superior a 1,2 mil milhões de euros, depois do primeiro semestre do ano ter já registado um investimento na ordem dos 800 milhões de euros. Além disso, uma maior confiança no mercado e na própria evolução da economia é também visível nas estratégias de investimento destes players, dos quais cerca de 50% considera investir ou em activos por reestruturar ou em activos com desocupação.
Quanto às conclusões deste primeiro barómetro, Pedro Lancastre, diretor-geral da JLL Portugal comenta que “os mercados ocupacionais estão em franca recuperação, principalmente nos escritórios e no retalho, assim como a economia, o que tem levado a um forte crescimento do investimento. A percepção dos investidores é que se deverá continuar a crescer nos principais indicadores, o que somado à dimensão do mercado e à escassez que já começa a sentir-se nos produtos prime, tem levado a estratégias de investimento com maior perfil de risco. Isto num ano em que o investimento até ao final do primeiro semestre já soma 800 milhões de euros e, por isso, bem posicionado para superar níveis históricos”.