A definição das principais áreas comerciais da Baixa do Porto é agora proposta pela Predibisa e pela Capital Urbano. O mapa do comércio central da Baixa do Porto define quatro zonas: uma prime, outra consolidada e duas emergentes.
As duas empresas do Porto - Predibisa e pela Capital Urbano - estão muito activas no desenvolvimento e atracção de espaços comerciais, por isso mesmo, traçaram o mapa das principais zonas da Invicta onde o comércio está cada vez mais dinâmico.
A zona Prime, entre os Clérigos e os Aliados, já propõe um leque de marcas de moda, bares e restaurantes que estruturam a nova oferta da Baixa. Esta zona é alvo da procura mais intensa por parte das marcas internacionais de moda, direcionadas para segmento alto, que se pretendem instalar no centro do Porto.
A zona de Santa Catarina é há muitos anos uma área de lojas consolidada e que mantém um dinamismo assinalável. A primeira grande rua de comércio pedonal da Baixa é particularmente activa entre os quarteirões das ruas de Passos Manuel e de Fernandes Tomás.
O eixo Mouzinho – Flores é neste momento a mais importante das zonas comerciais emergentes, fazendo a ligação entre o renovado Largo dos Lóios e o Largo de S. Domingos tem atraído uma oferta comercial alternativa interessante bem como vários restaurantes que aproveitam o fluxo pedonal entre a Baixa e a Ribeira.
A partir de S. Bento e dos Aliados, a Rua de Sá da Bandeira perfila-se como a segunda área comercial emergente. A renovação do Mercado do Bolhão já é o factor de atracção para diversas marcas de restauração e de comércio, nomeadamente alimentar.
Também se define o limite exterior da Área Principal de Comércio do Centro do Porto que corresponde à zona mais percorrida pelos utilizadores e turistas da Baixa do Porto.
João Nuno Magalhães, director geral da Predibisa, diz que “ a procura sustentada de espaços comerciais nestas zonas agora identificadas tem evoluído de forma crescente nos últimos trimestres. O crescimento do turismo e os projectos de reabilitação, actualmente em desenvolvimento, nomeadamente na zona Aliados/Sá da Bandeira, devido à sua dimensão, vão certamente dinamizar o mercado, criando um mix comercial atractivo e diversificado, que atrairá clientes e novos operadores, nomeadamente marcas internacionais que procuram instalar-se no Porto e até ao momento ainda não o fizeram”.
Francisco Rocha Antunes, Chief Developer da Capital Urbano, recorda que “ O Passeio dos Clérigos veio alargar a oferta integrada de comércio de moda, já iniciada pela Marques Soares e pela Marc Jacobs, e colocar a zona dos Clérigos como a nova oferta comercial da Baixa do Porto”.
A Predibisa é uma consultora imobiliária, consolidada no mercado imobiliário do Porto, onde opera há mais de 20 anos, oferecendo soluções completas e individualizadas nas mais importantes áreas do sector tais como: residencial, escritórios, comércio, industria, promoção e investimento.
A Capital Urbano é uma gestora de activos imobiliários também do Porto especializada na reconversão de imóveis, definindo novos conceitos de uso, desenvolvendo os processos de transformação e gerindo de forma proactiva os imóveis dos seus clientes.