A conferência 'Habitar no Porto - Trajectos do Passado/Perspectivas do Futuro' vai decorrer hoje no Antigo Matadouro Industrial do Porto. Esta é a segunda sessão que tem lugar no âmbito do projecto 'Bairros do Porto – Memórias/Tempo de Futuro'.

A sessão de conversas e debates conta com a presença de Fátima Loureiro de Matos, Jorge Ricardo Pinto, Gaspar Martins Pereira, António Baptista Coelho e do vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro. 

Esta exposição, inaugurada no dia 25 de Julho, intitulada 'Bairros do Porto – Memórias/Tempo de Futuro',  tem como objectivo, segundo o site da Câmara Municipal do Porto (CMP), ser um projecto expositivo sobre um património singular da cidade que recorre às memórias dos bairros, à identidade das suas gentes e dos seus espaços, através das testemunhas das pessoas e da arquitectura dos edifícios. Olhar para o passado, reflectir sobre o presente, perspectivando soluções de um tempo de futuro para a habitação social. A inauguração contou com a presença do presidente da CMP, Rui Moreira, além dos vereadores da Habitação e Acção Social, Manuel Pizarro, da Cultura, Paulo Cunha e Silva e da Fiscalização e da Protecção Civil, Manuel Sampaio Pimentel.

Este evento foi pensado, em parceria, entre os pelouros da Habitação e Acção Social e da Cultura, e a Domus Social (E.M.), esta exposição estará patente ao público todos os dias, das 14,30 horas às 20,30 horas, até ao dia 20 de Setembro. Esta mostra incluirá, também, conversas, debates e espetáculos.

Esta é a segunda sessão de conversas e debates a decorrer no âmbito deste projecto. A primeira decorreu no dia 29 de Julho e focou o tema ‘Que papel para as associações de moradores dos bairros?’. Nesta sessão estiveram presentes o vereador da Habitação e Acção Social, Manuel Pizarro e as Associações de Moradores de: Agra do Amial, Aldoar, Aleixo, Bessa Leite, Central de Francos, Condominhas, Lagarteiro, Lordelo do Ouro, Mouteira, Pasteleira e Pinheiro Torres. 

Fonte/Foto: CMP/Miguel Nogueria