O Consulado do Brasil trocou as instalações do imóvel do Largo Camões, onde funcionava há quase um século, e instalou-se na Rua António Maria Cardoso, no centro do Chiado, em Lisboa. A LUXUS foi responsável por esta operação.

Passa agora a funcionar num renovado edifício que abrigou um dos mais carismáticos cinemas históricos de Lisboa – o “Chiado Terrasse”, inaugurado no longínquo ano de 1908.

A LUXUS foi a empresa consultora a quem o Consulado do Brasil entregou a responsabilidade pela procura de um novo edifício para a representação diplomática. Um desafio exigente, face às condicionantes requeridas e objectivos pretendidos, ao qual a LUXUS respondeu de forma incisiva, encontrando o espaço mais adequado para o Consulado - O ‘Chiado Terrace’.

O edifício é constituído por três pisos, totalizando 1.254 m2 de escritórios, dois pisos de estacionamento em cave, com 20 lugares privativos, assim como área comercial com entrada independente.

A renovação do edifício foi executada com base em critérios de sustentabilidade – a nível exterior e interior – que possibilitam amplos pisos de escritórios com luz natural e flexibilidade de espaço.

O Consulado geral do Brasil esteve instalado mais de 100 anos num prédio no Largo Camões no Chiado. Porém, as novas diretrizes internacionais, a numerosa afluência de público, o estado do imóvel onde se encontrava instalado o Consulado e a dificuldade de acesso a pessoas com problemas de locomoção levaram o Governo Brasileiro a iniciar a procura de um novo local para o seu mais importante Consulado em Portugal.

Segundo Frederico Abecassis, director-geral da LUXUS, “este edifício conseguiu reunir todas as directrizes impostas pelo Itamaraty, sendo que a proeza foi encontrar o espaço perfeito a 200 metros do espaço onde estiveram instalados mais de um século”.

A localização privilegiada no centro do Chiado, os rápidos acessos aos principais eixos viários de Lisboa, a excelente rede de transportes públicos (Metro Baixa/Chiado, estação ferroviária e fluvial Cais do Sodré, carris), a sua envolvente caracterizada pelos segmentos comércio e residencial de luxo e a forte componente cultural (Teatro Nacional de São Carlos e Teatro de São Luís), fazem do edifício do ‘Chiado Terrasse’ o local ideal para uma instituição como esta que requer centralidade, visibilidade e um espaço contemporâneo e acolhedor para os muitos cidadãos brasileiros e portugueses que diariamente a procuram.