A organização do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) anunciou que na edição deste ano existiu um recorde de empresas participantes e uma forte adesão de público e profissionais. Com efeito, 250 empresas participaram no SIL, número que se traduz num aumento de mais de 40%.
Entre as diversas conferências, das quais se destaca a dedicada ao tema “Dificuldades e Oportunidades do Sector Imobiliário”, speed networking com investidores franceses e chineses e diversos workshops, os profissionais participaram activamente nas acções dinamizando o maior salão de imobiliário do País.
O SIL Open Day, uma iniciativa inédita, foi bem acolhido pelo público em geral e possibilitou com o acesso gratuito a captação do interesse de novos públicos que encontraram para além da exposição, actividades como a Bolsa de Arrendamento ou o Espaço Família.
Os leilões imobiliários no SIL, promovidos pela Caixa Geral de Depósitos e pela Direcção Geral do Tesouro e Finanças, são outra das actividades muito procuradas pelo público do SIL. Ao todo vão 233 imóveis a leilão, entre apartamentos, moradias, lojas, escritórios, garagens e armazéns. Os valores mais baixos são uma garagem localizada em Lagos pelo valor de 8 220,00 euros e um T0 em Cascais com o preço base de 14.000,00 euros, sendo os mais caros uma moradia V4 no Cartaxo por 101.000,00 euros e uma garagem militar na Ajuda, em Lisboa, com base de licitação de 3.600.000,00 euros. Com ofertas para todas as bolsas, a organização espera cerca de três centenas de participantes e um regresso das famílias aos leilões.
Pela 8ª vez decorreram os Prémios SIL do Imobiliário que reconheceu personalidades, empresas, entidades e projectos que se destacaram pela sua competência, qualidade e visão de futuro. Este ano, foram doze categorias e sete distinções, num total de 19 permeações.
O Prémio Personalidade SIL 2015 foi atribuído a António Joaquim Gonçalves, como reconhecimento por toda a perseverança e consistência no sector imobiliário, assim como pelo seu contributo inequívoco para o imobiliário português e para a sua internacionalização. A sua actividade como promotor imobiliário cresceu e manteve-se nos últimos mais de vinte anos sem interrupção, centrada em Lisboa, no Algarve, na região Oeste, no Seixal e em Alcochete desenvolvendo promoções urbanísticas de referência tanto em construção nova como na área da reabilitação urbana. Fez ainda uma forte aposta na internacionalização, designadamente no mercado francês, foi o Fundador de Maison au Portugal.
O Prémio Internacionalização foi entregue ao Grupo Vila Galé, na pessoa de Jorge Ribeiro de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé.
Reflectindo a abrangência nacional do SIL, os Prémios SIL do Imobiliário 2015 reconheceram o trabalho desenvolvido pelas entidades de diversas regiões pelo seu contributo ao desenvolvimento local, nomeadamente. O prémio Reabilitação Urbana na Categoria Espaços Públicos foi entregue ao projecto Passadiços do Paiva, em Arouca, promovido pela Câmara Municipal de Arouca. Esta distinção foi recebida por Margarida Belém, vereadora da Câmara Municipal de Arouca.
O Projecto Estruturante de Desenvolvimento Regional foi atribuído à Adega Mayor do Grupo Nabeiro, o qual foi recebido por Ivan Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro.
A Distinção Autarquia destacou a Câmara Municipal S. Pedro do Sul, cujo prémio foi recebido por Vitor de Almeida Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
Já a Distinção Excelência foi dada à SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, tendo Marisa Toste, vogal do Conselho de Administração do SDEA, recebido o respectivo troféu.
Foto: Site SIL