A nova mesquita muçulmana de Lisboa vai localizar-se entre as ruas da Palma e do Benformoso, na Mouraria. A obra está orçada em três milhões de euros e deverá estar construída em 2017.
Numa reunião pública que decorreu ontem à tarde, foi aprovada por unanimidade a proposta da nova mesquita que, segundo a autarquia, “tem por objectivo servir a comunidade muçulmana, que já ocupa actualmente um espaço na Mouraria (no Beco de São Marçal), com condições muito reduzidas face às suas necessidades”.
Para levar a cabo esta obra, a edilidade vai “requerer ao Governo a declaração de utilidade pública da expropriação, com carácter de urgência” de três edifícios situados nas ruas da Palma e do Benformoso, com o objectivo de implementar o projecto Praça-Mouraria que vai contar também a criação de uma praça coberta e de um jardim.
Para o efeito vai ser necessário proceder à demolição de um edifício municipal situado nos números 248 a 264 da Rua da Palma e dos edifícios que o confinam a Norte, com frente para a Rua do Benformoso.
Na reunião, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, explicou que 1,4 milhões de euros vão ser aplicados no pagamento de indemnizações às entidades que ocupam os edifícios e 1,5 milhões de euros são para as obras. Os acabamentos vão ser da responsabilidade da própria comunidade muçulmana.
Esta obra já estava prevista e aprovada no mandato anterior mas, segundo Manuel Salgado, existiu a “dificuldade em mobilizar meios financeiros” para a sua concretização. As metas traçadas agora são de iniciar as obras da mesquita em Maio de 2016 e terminar em Abril de 2017
O presidente do município, Fernando Medina, salientou ainda que estão abertos a obras de toda a natureza religiosa, lembrando que “a câmara tem em marcha um projecto de desenvolvimento em Lisboa de um museu judaico, um espaço dedicado à história dos judeus que passaram por esta terra”.
A reunião ficou ainda marcada pela definição de áreas de reabilitação urbana nas ruas de São Lázaro e das Barracas nas quais vai ser incrementado o programa de renda acessível, actualmente em fase de conclusão.