O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o número de Autorizações de Residência para Actividade de Investimento (ARI), vulgos ‘vistos gold’, mais que triplicaram no mês de Outubro (221%), face a Setembro. No mês em foco foram concedidas 119 autorizaçãos, num investimento de 41,6 milhões de euros.

De acordo com os dados do SEF, em Setembro tinham sido atribuídos 37 autorizações com vista ao investimento, ou seja, mais dois do que as atribuídas em Agosto, num total de 21,1 milhões de euros.

Já em Outubro, foram emitidos 119 ‘vistos’, num investimento de 41.655.632,1 euros, isto é, mais 97% que em Setembro. Deste total, 112 foram atribuídos com vista à aquisição de imóveis e sete com o intuito de transferência de capital.

A mesma fonte revelou que o investimento em compra de bens imóveis totalizou 64,5 milhões de euros, em Outubro, contra os 20,1 milhões de euros registados em Setembro. Já ao nível da transferência de capital ascendeu a sete milhões de euros em Outubro, face a um milhão de euros alcançados em Setembro.

Desde o início do ano foram atribuídos 599 autorizações, número relativamente baixo quando comparado com o ano de 2014 que registou 1.526 autorizações.

Em termos acumulados, o investimento total no final de Outubro era de 1.588 milhões de euros, dos quais 1.435 milhões de euros em compra de bens imóveis e 153,7 milhões de euros em transferência de capital.

Os cidadãos que mais procuram este programa são os chineses, seguidos dos brasieleiros e dos russos. Há também assinalar a atribuição de ‘vistos gold’ a cidadãos sul-africanos e a um libanês.

Foto: Anbela Loureiro