A parca gestão da economia familiar dos portugueses está na origem da perda de cinco milhões de euros em rendas por parte da Gebalis. Deste valor, de acordo com a empresa que gere os bairros de Lisboa, três milhões perderam-se em 2014.

Esta realidade foi exposta pelo presidente do conselho de administração da Gebalis, Sérgio Cintra, durante o jantar de comemoração do 20.º aniversário da empresa, em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, o representante máximo da Gebalis explicou o contexto em que ocorreu a perda de cinco milhões de euros em rendas: "A dificuldade que ocorreu no contexto europeu e nacional dos últimos anos provocou sérias dores de cabeça e sérios calafrios na gestão da economia familiar"; por isso, em 2014 a empresa enfrentou "uma redução de renda no valor dos recibos emitidos, fruto da diminuição dos rendimentos das famílias, de perto de três milhões de euros".

Sérgio Cintra explicou que as rendas cobradas nos 66 bairros municipais geridos pela Gebalis, onde vivem cerca de 22 mil famílias, têm como base a composição do agregado familiar e os respectivos rendimentos que diminuíram nos últimos anos. Neste contexto, e de acordo com os dados provisórios, até ao final do terceiro trimestre deste ano a Gebalis já perdeu 2,6 milhões de euros.

Este evento contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Paula Marques, que avançou que a autarquia aprovou em Junho deste ano uma intervenção que abrange 21 bairros municipais que se encontram a necessitar "de uma intervenção profunda" e que está orçada em 25 milhões de euros.

Presente esteve também o presidente da CML, Fernando Medina, que recordou a importância da Gebalis, nomeadamente ao nível da resolução do acesso à habitação: "Quem se lembra do que era a cidade há 30 ou 40 anos em matéria de habitação e de carências de habitação e quem vê hoje o que é a realidade dos problemas com que estamos confrontados só pode, numa avaliação justa, dizer que os progressos foram imensos".

Recorde-se que, desde a sua criação, em 1995, a Gebalis já realizou mais de 73 mil atendimentos, cerca de quatro mil visitas domiciliárias e 85 parcerias.