As consultoras imobiliárias Cushman & Wakefield e Aguirre Newman assessoraram a venda de um portfolio de nove edifícios de escritórios do centro empresarial Quinta da Fonte, localizado em Oeiras, Zona 6 (Corredor Oeste), propriedade de um fundo imobiliário alemão, vendido a uma Joint Venture.
Esta transacção representa um dos maiores investimentos imobiliários realizados em Portugal este ano.
A Quinta da Fonte é um dos maiores parques de escritórios da Grande Lisboa, abrangendo 22 edifícios com uma área total de cerca de 82.000 metros quadrados. Diversas empresas internacionais têm a sua sede em Portugal na Quinta da Fonte, nomeadamente Procter & Gamble, Bristol Meyers Squibb, Merck, General Motors, Ericsson, GE, Hewlett Packard, Holmes Place Health Clubs, entre outras.
Nesta operação de investimento, a Aguirre Newman representou o vendedor e a Cushman & Wakefield actuou em nome dos compradores.A Aguirre Newman foi responsável pelo processo de comercialização, negociação, due diligence técnica e comercial do vendedor e fecho de negócio. Já a Cushman & Wakefield apoiou os compradores na definição de um plano de negócios e estratégia de reposicionamento da Quinta da Fonte.
Paulo Silva, Managing Director da Aguirre Newman, afirma: "Este portfolio oferece uma excelente oportunidade para investidores core plus e value add, que beneficiarão de uma economia em crescimento e de tendências de mercado mais favoráveis”. Paula Sequeira comenta que “esta operação foi muito interessante devido à sua dimensão, nomeadamente ao número de ativos envolvidos e ao número de contratos de arrendamento em vigor, tendo estes fatores tornado esta operação algo complexa".
Luís Rocha Antunes, Partner e Director do Departamento de Investimento da C&W em Portugal, e David Lopes do mesmo departamento, consultores envolvidos nesta operação, salientam que “esta operação colocou em evidência a mudança nos mercados de investimento e ocupacional, representando o potencial de add value para activos de categoria “A”.