Na apresentação dos resultados relativos a 2015, a consultora imobiliária Aguirre Newman referiu que terminou o ano de forma extremamente positiva. Com efeito, além de ter registado um crescimento de 47% face a 2014, ainda viu todos os seus departamentos alcançaram resultados igualmente positivos.
O departamento de Avaliações apresentou um excelente comportamento, tendo crescido em número de clientes e instruções, onde se destacou a avaliação de vários portfólios para investidores. A área de construção avaliada foi de 3,5 milhões de metros quadrados com um valor conjunto superior a 2,1 mil milhões de euros.
Já o departamento de Consultoria, com um crescimento significativo, evidenciou-se pelos processos em curso de Due Diligence em 17 edifícios (Escritórios e Comércio). Enquanto o departamento de Arquitectura desenvolveu mais de 12.000 m² de projectos de ‘fit-out’ de escritórios incrementando a sua actuação nas áreas de retalho e de reabilitação, nomeadamente a sede de um promotor chinês (projecto chave-na-mão), Domino’s Pizza (projecto especialidades e licenciamento), cinco lojas PSE (projecto chave-na-mão) e a sede da Cepsa (projecto chave-na-mão). É também de salientar a entrada em 2016 com vários projectos em curso, quer na área de project management quer nos projectos em modelo chave-na-mão.
No que concerne ao departamento de Escritórios, é de referir que estiveram envolvidos em transacções e renegociações de renda acima dos 23.000 m². Recorde-se entre as maiores transacções, em 2015, a Embaixada das Filipinas (arrendamento no Edifício Fundação), a CINDIA - Dia+Intermarché (arrendamento na Torre II das Laranjeiras) e a WHITESTAR (arrendamento na Quinta da Fonte).
O departamento de Investimento assessorou negócios que totalizam cerca de 50.000m², nos quais sobressaiu a venda de um portfólio de nove edifícios na Quita da Fonte e a venda de um edifício na Zona 3 (11.000m²).
Enquanto o departamento Industrial & Logística realizou várias transacções que ultrapassaram os 10.000 m², como foi o caso da Jungheinrich no Mem Martins Business Park (4.000m²) e da JCF no Passil Park (2.000m²); o departamento de Retalho destacou-se pelo incremento de instruções de Procurement no sector da restauração, para a Domino’s Pizza, com sete lojas colocadas em 2015.
No ano passado, a Aguirre Newman viu crescer o seu portfólio sob gestão para uma área superior a 170.000m² através do departamento Property Management. Ao nível do Asset Management, sendo uma nova aposta da Aguirre Newman em 2015, conta já com uma instrução de 55.000m² de portfólio sob gestão. E o Hospitality, outro novo departamento da consultora, tem em curso três contratos para a gestão de Hotéis Apartamentos.
Paulo Silva, Managing Director da Aguirre Newman mostra-se satisfeito e comenta “2015 foi um ano marcante, com um crescimento de facturação de 47%, que se traduziu num acréscimo de EBITA de 85%, que foram permitidos alcançar através de um notável empenho de toda a equipa”.
Patrícia Liz, Managing Partner da empresa, acrescenta que “a enorme capacidade de integração dos novos colaboradores da empresa, que cresceram 25% no ano transacto, e da equipa que os soube receber e integrar, constituíram o factor chave para alcançar os resultados anunciados. Em 2016 queremos crescer na generalidade das áreas que abarcamos e consolidar as novas áreas de negócio, mantendo o reconhecimento de mercado como um líder em qualidade de serviço”.
Recorde-se que, em 2015, a Aguirre Newman foi ainda considerada ‘Melhor Consultora Imobiliária de Espanha 2014’ pela Revista Euromoney; e conquistou o primeiro lugar do ‘Prémio de Excelência no Trabalho 2014’ no sector de Hotelaria, Imobiliário, Turismo, Lazer e Restauração.