Esta é a sugestão da Regus, fornecedor global de espaços de trabalho, que está a ajudar os colaboradores a aumentarem a produtividade na época festiva, oferecendo flexibilidade.
Segundo esta empresa, dar aos colaboradores a opção de trabalharem num ambiente produtivo e profissional, relativamente perto de casa mas suficientemente longe de fontes de distrações como as crianças e a família é um "bónus de Natal" que não afecta os ganhos da empresa.
A Regus lembra que estamos a entrar na época do Natal, por isso convida a entrar nesse espírito. Este ano, o dia de Natal é mesmo a meio da semana e isso coloca os gestores numa situação difícil. Assim qual será a atitude que vai adoptar: a de Pai Natal ou o Scrooge, isto é, vai dar aos seus colaboradores a semana de folga ou pedir-lhes que venham trabalhar? E se os chefes pudessem fazer ambas as coisas: dar folga com a opção de trabalhar cumprindo todos os prazos? É que, como esta empresa refere, o inquérito que recentemente levaram a cabo, revelou eu 75 % dos empresários a nível global consideram que o trabalho flexível torna os colaboradores mais produtivos.
Outra opção sugerida pela Regus é a utilização dos centros de negócios disponíveis em mais de 1.700 centros de negócios em todo o mundo, onde os business lounges e escritórios ao dia tornam possível trabalhar sem distracções.
Cada centro está equipado com wi-fi, café, lounges de trabalho em equipa e equipas profissionais, todas estas opções disponíveis com uma afiliação Regus BusinessWorld acessível. Os centros estarão abertos durante o mês de Dezembro, no entanto, nos dias 24 e 31 de Dezembro fecham cerca das 16h00.
A Regus deixa ainda algumas dicas de como organizar o seu trabalho durante esta quadra, mesmo que trabalhe a partir de casa.
Criar parâmetros: defina regras com a família e amigos e informe-os sobre quando não vai estar disponível. Mais importante, assegure-se de que têm conhecimento de eventuais vídeo-conferências que tenha agendadas, de forma a limitar os ruídos de fundo e a música de Natal e para que os clientes não fiquem com a sensação de que trabalha num ambiente pouco profissional.
Estabeleça uma rotina: a época festiva está sempre preenchida com jantares e eventos familiares. Por isso, defina períodos de tempo em que pode dedicar-se realmente ao trabalho e diga às crianças que a decoração da árvore vai ter de esperar até que o trabalho esteja concluído.
Mantenha uma linha de comunicação aberta: manter contactos regulares com colegas e gestores irá garantir que o estado e o prazo dos projectos são do conhecimento de todos. Comunique quando estiver disponível e as melhores formas de comunicar (por exemplo, e-mail, sms ou vídeo-conferência).
Não se esqueça das rabanadas (nem do espumante): trabalhar durante a semana de festas permitir-lhe-á ter um Ano Novo menos stressante e manter a empresa em funcionamento. No entanto, não se esqueça de parar de vez em quando para desfrutar da companhia dos amigos e da família. O equilíbrio está na base de tudo e a época festiva não é excepção.
Como o country manager da Regus Portugal, Nuno Condinho, afirmou: "Nesta quadra é importante que exista um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e uma vez que é uma época do ano em que os colaboradores gostam de estar mais perto da família, é sempre possível dar essa flexibilidade de trabalhar remotamente ou utilizando um dos centros Regus próximo de casa".