A Deco/Dinheiro&Direitos fez as contas e revelou que, no mês de Maio, quem contraiu empréstimo para aquisição de habitação vai pagar menos pela respectiva prestação ao banco. Para tal muito contribui o facto de as taxas Euribor continuarem a descer.

Os cálculos realizados pela Deco/Dinheiro&Direitos para a agência Lusa demonstram que um cliente que tenha contraído um empréstimo de 150 mil euros, com um prazo por 30 anos e indexado à Euribor a seis meses com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1% vai passar a pagar 473,01 euros a partir de Maio. Por outras palavras, o cliente vai pagar menos 10,83 euros comparativamente ao que estava a pagar no mês de Novembro de 2015, altura em que foi realizada a última revisão desta taxa.

As mesmas contas feitas a um empréstimo indexado à Euribor a três meses, revelam que o cliente pagará 465,49 euros em Maio, ou seja, 6,98 euros menos que em Fevereiro aquando da última revisão desta taxa.

Recorde-se que em Portugal 90% dos contratos de crédito à habitação são indexados a uma taxa de juro variável, sendo a taxa Euribor a seis meses a mais utilizada e logo depois a três meses.