A Prime Yield MZ lançou o “Guia do Investimento Imobiliário em Moçambique”. Este documento, desenvolvido em parceria com a ECA – Advogados Moçambique, traça uma análise do mercado imobiliário e o respectivo enquadramento legal para servir de base a quem queira investir no imobiliário moçambicano.

O lançamento da publicação teve lugar no City Office Maputo, um espaço de escritórios com serviços, e, de acordo com a mesma, o mercado imobiliário moçambicano continua, neste momento, a sofrer de um desajustamento entre a oferta e a procura em praticamente todos os segmentos, o que tem vindo a resultar num enorme potencial de crescimento e com oportunidades existentes nos mais diversos sectores.

A análise revela que o crescimento económico (em média de 8% ao ano), o aumento do poder de compra da classe média, a chegada de expatriados e a concretização dos projectos estruturantes para o país têm sido factores impulsionadores do mercado imobiliário, gerando um aumento da procura para produtos imobiliários, especialmente nas áreas de habitação, escritórios e retalho. Contudo, a oferta imobiliária existente está longe de estar ajustada a esta nova procura, o que abre um enorme potencial de crescimento.  

Além disso, há ainda a destacar a emergência de novas geografias como destinos para investimento e promoção imobiliária, ou seja, além de Maputo, as regiões de Tete, Pemba ou Inhassoro, com uma enorme riqueza de recursos e um potencial turístico por explorar, começam agora a despertar a atenção dos investidores e promotores imobiliários, sobretudo devido à forte aposta na melhoria das infra-estruturas, acessibilidades e transportes.

Prime Yield MZ