O Banco de Portugal (BdP) revelou que os empréstimos concedidos pelas instituições bancárias a particulares para habitação voltaram a cair em Maio (2,8%) em termos homólogos. Já os empréstimos para consumo cresceram no mês em foco (2%).

O documento mostra que a percentagem de devedores do sector das famílias com crédito vencido aumentou 0,1 pontos percentuais em relação a Abril, fixando-se em 14,6. Segundo o BdP, “em Maio, as TVA (Taxas de Variação Anual) dos empréstimos concedidos às famílias mantiveram-se iguais às do mês anterior: -1,9% para o total, -2,8% para os empréstimos à habitação e 2,0% para o consumo e outros fins”.

No que diz respeito ao rácio de crédito vencido não se alterou, mantendo-se em 5,2%. Já os empréstimos concedidos a Sociedades Não Financeiras (SNF) recuaram 2,5% em Maio de 2016 comparativamente ao período homólogo de 2015.

Refira-se que o rácio de crédito vencido das SNF aumentou 0,3 pontos percentuais, situando-se em 16,7%, com a percentagem de devedores com crédito vencido a aumentar 0,1 pontos percentuais, fixando-se em 29,6%.

O BdP avança ainda que as empresas privadas exportadoras registaram um rácio de crédito vencido de 6,5% e uma percentagem de devedores com crédito vencido de 9,8%, com ambos os indicadores a aumentarem 0,4 pontos percentuais relativamente a Abril. Acrescentando que “no mês em análise verificou-se uma transferência da carteira de empréstimos de uma sucursal localizada em Portugal para a sua casa-mãe no exterior. Embora não afectando a TVA, esta operação tem impacto nos saldos de empréstimos e nos respetivos rácios”.

Foto: Anabela Loureiro