Quando se vai de férias a ideia é relaxar, com isso baixa-se a guarda e esquece-se que este é o período ideal para os assaltos às habitações. Tendo em conta esta realidade, a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançou a campanha ‘Verão Seguro 2016 – Chave Directa’ com dicas para deixar a casa mais segura na ausência dos proprietários.

Um dos conselhos deixados pela GNR é, desde logo, instalar um alarme contra intrusão e informar as forças de segurança da área de residência que se vai ausentar por determinado período.

Depois há que dar à casa uma aparente actividade, em jeito de dar a entender que está alguém em casa. A título de exemplo, isso pode ser conseguido pedindo a um vizinho, familiar ou amigo que abra regularmente as persianas e cortinas, durante o dia, que ligue a iluminação interior algumas noites ou que recolha o correio para evitar acumular correspondência.

Caso tenha em casa objectos de valor, a GNR aconselha a fazer uma lista, anotar os respectivos números de série e guardá-los num local seguro.

Outra sugestão é que não deve divulgar a estranhos que vai de férias; ainda assim, pode informar um vizinho de confiança da sua ausência, pois, como a GNR defende, “a solidariedade entre vizinhos inibe a acção dos marginais”.

Antes de fechar a porta há que rectificar se está tudo em ordem, nomeadamente se fechou bem as portas e janelas, a que acrescentamos o gás, a água a electricidade ou outras fontes de energia. E quando sair, deve fazê-lo em horas com menos movimento para não dar tanto nas vistas.

Além de uma lista de conselhos muito úteis, a GNR, no site ‘Verão Seguro’, permite a quem vai de férias que se inscreva online, no mínimo com 48 horas de antecedência, para que a PSP ou a GNR possa fazer o patrulhamento da zona de residência enquanto o proprietário está de férias.

Depois é seguir viagem tranquilamente, pois fez tudo o que podia para evitar que a casa seja assaltada.