A Câmara Municipal de Viseu (CMV) aprovou, em reunião de câmara e por unanimidade, a manutenção da taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,3% para o ano 2016. Trata-se da revalidação da redução deste imposto para famílias com dois, três ou mais filhos, no âmbito da política municipal de estímulo à natalidade.

De acordo com a autarquia as famílias com casa própria verão reduzida o seu IMI em 2017, em 40 euros para os casos de dois dependentes e em 70 euros nos casos de três ou mais dependentes.

De acordo com o residente da CMV, Almeida Henriques, “com estas medidas o município de Viseu revalida a sua política amiga das famílias com mais filhos e da natalidade, contribuindo para aumentar o rendimento disponível”. O autarca lamenta, todavia, que as normas nacionais do “IMI Familiar”, ao limitarem a dedução a 40 e 70 euros, tenham reduzido a vantagem financeira para muitas famílias do concelho.

Foto: Por Fernando de Sousa from Melbourne, Australia - Portugal 2007 / Day 09, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2847856