Dia 29 de Setembro, às 18h00, no CLUBE ISCTE, em Lisboa, vai ser apresentado o livro ‘Guia Prático – Projectos de Investimento Público, em Portugal’, da autoria de Constantino Dias Teixeira, Leandro Ferreira Pereira e Cláudia Bento Teixeira.
Nesta obra os autores articulam factos e reflexões sobre a competitividade portuguesa e a capacidade de gerar valor numa economia que se encontra, há vários anos, muito fragilizada. Nas palavras do professor Leandro Pereira: “Saber investir nos projectos certos, projectar benefícios e estabelecer modelos de governo e de gestão que garantam o sucesso das iniciativas é premente no nosso País”.
De acordo com os mais recentes relatórios do Banco Central Europeu (BCE), Portugal figura, actualmente, entre os países da zona Euro onde o investimento público em percentagem do PIB mais caiu nos últimos anos. De acordo com a análise incluída no segundo boletim mensal de 2016, divulgado pelo BCE, os autores referem o grupo de países onde o investimento público em proporção do produto mais caiu nos últimos anos: Croácia, Portugal, Grécia, Espanha, Irlanda e Chipre. O mesmo documento sugere ainda que estes países necessitam de estimular o investimento público, aproveitando o atual enquadramento favorável proporcionado pelo baixo valor das taxas de juro, no entanto, ressalvam que os projectos de investimento a eleger devem ser “criteriosamente seleccionados”.
De acordo com Constantino Dias Teixeira, “nos últimos 20 anos o Estado português realizou vários investimentos públicos que se traduziram em significativos desvios de custos e prazos, não havendo qualquer registo sobre desvios de benefícios, cujos resultados, críticos em termos de encargos públicos, contribuirão, de forma relevante, para a oneração das gerações actuais e futuras. Para se ter noção da real dimensão, os desvios financeiros verificados em relevantes projectos e obras públicas realizadas quer por gestão directa do Estado, quer em regime de concessão nos últimos anos ascendem, a mais de 4,3 mil milhões de euros, ou seja, cerca de 2,5% do PIB português em 2014”.
Cláudia Teixeira, CEO do Business Case Institute - entidade internacional que tem por missão desenvolver as melhores práticas de análise de viabilidade económica - e co-autora da obra, refere que “nenhuma decisão sobre investimento em novos projectos deverá avançar sem uma análise de risco rigorosa com resultados validados por entidades externas imparciais à iniciativa”.
Em comentário ao relatório do BCE, Leandro Pereira afirma que “resta saber se os ensinamentos do passado serão novamente descartados e se continuaremos a assistir a falhas de gestão dos projectos com efeitos danosos na nossa economia e sociedade. Por este motivo, lançamos este livro que é um guia prático para saber escolher os projectos certos e, por outro lado, saber gerir os projectos corretamente”.