O presidente da Câmara Municipal do Porto, em reunião da Assembleia Municipal, afirmou que o Edifício Transparente, que se localiza na frente marítima do Parque da Cidade, é “um centro comercial” em mau estado. Perante esta realidade, Rui Moreira propôs a venda deste edifício por cerca de oito milhões de euros.

Recorde-se que esta proposta já tinha sido aprovada em reunião camarária pelo actual Executivo camarário. Aliás, esta é uma ideia que já vinha do anterior executivo que na altura também propôs a alienação deste edifício, embora por um valor bastante inferior ao que está agora em cima da mesa, mas acabou por recuar perante a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) que lembrou que este edifício era um espaço público marítimo.

De acordo com Rui Moreira o edifício em questão está “em vias de abandono e em estado avançado de vetustez” e os actuais responsáveis pela sua concessão “não têm condições” para “fazer as obras” necessárias à sua reabilitação e dinamização. Além disso, o autarca considerou que o argumento de que este edifício se encontra em espaço público marítimo não é válido e, tendo por base o mapa da cidade, afirmou que o edifício está fora desse limite.

O Edifício Transparente foi elaborado pelo arquitecto espanhol Solá-Morales e reconvertido pelo português Carlos Prata, tendo sido concebido para o evento ‘Porto Capital Europeia da Cultura 2001’. Questionado relativamente ao valor patrimonial deste edifício razão pela qual deveria permanecer na esfera camarária, Rui Moreira relembrou que o mesmo “não foi classificado, mas o tempo e o mar mostraram que tem um problema”, salientando que “não está na proposta a demolição do edifício”.

A venda do Edifício Transparente foi fixada em 7.960 milhões de euros, cuja avaliação foi realizada por “duas entidades externas” à autarquia portuense, esclareceu Rui Moreira. Este valor já contempla a indemnização que terá de ser paga ao concessionário pela sua saída antes de 2024, altura em que terminaria o contrato de concessão.

Foto: www.visitporto.travel.com