O Banco de Portugal (BdP) revelou que Agosto foi o mês com os juros mais baixos no crédito à habitação desde que esta entidade passou a analisar este tipo de valores. Com as taxas Euribor a atingir novos mínimos, quem quer comprar casa vai dispor de um financiamento mais acessível.

O BdP refere que “nas novas operações de crédito a particulares para a finalidade habitação, a taxa de juro média foi de 1,92%”, avançando também que em termos globais a banca emprestou 477 milhões de euros em novos créditos para aquisição de casa.

A mesma fonte refere que ao nível do crédito para consumo e outros fins, “as taxas de juro médias foram de 7,43% e de 4,35%, respectivamente”. Em termos globais, foram emprestados 323 milhões para o consumo e 143 milhões para outros fins. Refira-se ainda que as taxas de juro dos empréstimos às empresas mantiveram-se na média registada em Julho de 3,14%.

Atingindo também mínimos históricos, mas num visão menos positiva, estão os valores relativamente aos juros dos depósitos a prazo a um ano que se cifraram nos 0,36%.