O Eurostat divulgou as suas mais recentes estatísticas relativamente às vendas no comércio de retalho que revelam que, no mês de Novembro de 2016, recuaram 0,4% na zona Euro e 0,1% na União Europeia (UE), comparativamente a Outubro. Portugal teve a segunda maior quebra na ordem dos -1,3%.
O gabinete de estatísticas da UE demonstra, no entanto, que comparativamente ao mesmo período de 2015, o volume de vendas no comércio retalhista aumentou quer na zona Euro (2,3%), quer na UE (3,4%).
No que concerne à variação em cadeia, e comparativamente ao mês anterior, as maiores quebras nas vendas a retalho registaram-se na Alemanha (-1,8%), depois em ex aequo Portugal e Áustria (-1,3%) e Dinamarca (-0,3%). Do lado das maiores subidas esteve o Luxemburgo (6,2%), Estónia (1,7%) e em ex aequo Eslovénia, Eslováquia e Roménia (1,4%).
Na comparação homóloga, as subidas mais significativas registaram-se no Luxemburgo (12,4%), na Eslovénia (11,3%) e na Roménia (9,5%); sendo a única quebra a assinalar na Bélgica (-2%).
Foto: Anabela Loureiro