A localização e a proximidade com os transportes públicos são dois dos factores que podem fazer aumentar a renda de um imóvel, de acordo com a análise da Uniplaces. Mas outros factores há que contribuem para a variação de preços de arrendamento tanto em Lisboa como no Porto.

A Uniplaces reuniu os vários factores que influenciam a decisão de por quanto deve um senhorio arrendar a sua propriedade, fazendo-se suportar por dados como o preço médio de renda por Estação de Metro, nas cidades de Lisboa e no Porto.

De acordo com a análise da Uniplaces, os factores que  influenciam esta decisão são, desde logo, a zona/localização que pode aumentar em 40% o preço de renda. Sendo que neste factor privilegia-se as imediações das faculdades, como é o caso de Entrecampos, Alameda, Arroios, Campolide em Lisboa ou Paranhos e Boavista no Porto.

Na lista segue-se a proximidade de transportes públicos como o metro; as áreas da propriedade; as boas acessibilidades; a popularidade do bairro (quanto mais procura mais elevado será o preço); o estado da propriedade e os serviços extra (elevador, limpeza semanal, porteiro, piscina, garagem) que pode aumentar o preço entre 5-10%.

Em Lisboa, as freguesias do Beato, Campolide e Marvila são as que apresentam maior rentabilidade, com taxas de retorno anual brutas de 4,53%, 4,14% e 4,42%, respectivamente. Na cidade do Porto, as freguesias mais rentáveis para quem pretende investir são as de Campanhã e Paranhos, com taxas de retorno brutas de 4,59% e 4,60%, respectivamente.

Foto: lisbonlux.com