A Sonae Sierra, empresa internacional dedicada a desenvolver e prestar serviços em activos imobiliários vibrantes ancorados em retalho, registou um Resultado Líquido de 181 milhões de euros em 2016, representando um aumento de 28% face aos 142 milhões de euros obtidos em 2015​.

O Resultado Directo atingiu os 57 milhões de euros, tendo ficado ligeiramente abaixo dos 61 milhões de euros registados em 2015, devido à estratégia de alocação de capital da empresa, que gerou 13,3 milhões de euros de ganhos em venda de activos.

Numa base de portefólio comparável, e excluindo o impacto das variações das taxas de câmbio, o Resultado Directo aumentou 8% devido à melhoria dos resultados operacionais dos centros comerciais, ao crescimento da prestação de serviços profissionais e à diminuição das taxas de juro.

A estratégia de alocação de capital pretende aumentar a exposição da empresa a novas oportunidades de desenvolvimento, reduzindo a sua participação nos centros com maior maturidade.

Segundo o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, “os bons resultados operacionais em 2016 demonstram a qualidade e a reputação dos nossos centros comerciais, que registaram aumentos globais nas vendas dos Lojistas e subidas das Taxas de Ocupação. A abertura do ParkLake, na Roménia, foi um sucesso e somos co-proprietários de mais dois centros comerciais em desenvolvimento, em Marrocos e na Colômbia. Temos ainda diversas expansões em curso em Portugal e em Espanha. Os resultados positivos da nossa estratégia de alocação de capital e de foco na prestação de serviços são uma excelente base de trabalho para 2017”.