A Logistics Capital Partners (LCP), companhia europeia especializada em activos imobiliários logísticos, e o Eurofund Capital Partners (ECP), com uma vasta experiência no desenvolvimento, gestão e investimento em projectos de retalho em Espanha e Portugal, criaram a joint-venture EUROFUND LCP.

Em comunicado, esta parceria refere que o objectivo do EUROFUND LCP é desenvolver e melhorar a resposta às solicitações das cadeias logísticas e de fornecimento em Espanha e Portugal. A aliança combinará o profundo conhecimento do mercado local por parte do Eurofund, das suas equipas técnicas e de planeamento, dos seus acordos já estabelecidos com operadores e com instituições locais, autonómicas e nacionais, com a reconhecida solvência da LCP no desenvolvimento logístico, na gestão de activos e nos acordos com operadores logísticos, conseguindo assim o desenvolvimento de uma oferta logística e de gestão de armazenamento de última geração em Espanha e Portugal.

O Eurofund LCP nasce desta forma com equipas já estabelecidas e em pleno funcionamento em escritórios abertos em Madrid, Barcelona, Saragoça e Lisboa. Disponibilizará assim as suas capacidades para entender as novas necessidades tanto do mercado de retalho como dos operadores logísticos, num meio no qual as cadeias de fornecimento e os pontos de venda se encontram em plena evolução, desconstruindo a tradicional distinção entre dois âmbitos chave para o sucesso das vendas e para as vantagens competitivas das empresas de retalho a longo prazo.

James Markby,  director-geral da Logistics Capital Partners, comentou relativamente a este acordo que “nós partilhamos a mesma visão de Ian Sanford e da equipa do Eurofund. Na Logistics Capital Partners estamos muito entusiasmados com esta oportunidade de criar uma companhia tão dinâmica como o Eurofund LCP. Combinando a especialização no retalho com o desenvolvimento e a gestão logística, o Eurofund LCP liderará a forma de oferecer soluções logísticas mais adequadas aos nossos clientes e utilizadores em toda a Europa. A nossa aliança faz todo o sentido no novo enquadramento do e-commerce retail, e a especialização de cada uma das duas partes —experiência em activos imobiliários logísticos num meio muito competitivo de operadores globais, por parte da LCP, e o conhecimento único e as relações institucionais em Espanha e Portugal por parte do Eurofund – faz com que nos complementemos de forma esplêndida”.

Por seu lado, Ian Sandford, presidente do Grupo Eurofund, explica que “o lançamento do Eurofund LCP inicia uma importante etapa para o Eurofund Capital Partners e para os nossos clientes em Espanha e Portugal. Como profundos conhecedores que somos do mercado do retalho em ambos os países, entendemos bem as necessidades dos operadores e, nesse sentido, esta nova empresa é um passo lógico para ampliar os nossos serviços e operações em Espanha, em benefício dos nossos clientes, que trabalham num meio cada vez mais cambiante e competitivo como é o do retalho. A equipa da Logistics Capital Partners tem uma grande e comprovada experiência em logística para os seus clientes, investidores e parceiros. Assim, a nossa união representa uma proposta muito atrativa para os nossos clientes”.

Kristof Verstreaten, director-geral da Logistics Capital Partners, acrescenta que “para a LCP esta joint-venture acelera a nossa entrada nos mercados espanhol e português, depois de termos desenvolvido vários projectos noutros países da Europa nos últimos 24 meses. Como empresa de visão e perspectiva pan-europeias, esta oportunidade de nos unirmos ao Eurofund Capital Partners está precisamente na linha estratégica que definimos quando começámos, a de dar resposta às necessidades cada vez mais exigentes dos operadores na Europa, e a de nos associarmos com grupos institucionais de prestígio”.