Os investidores internacionais mostraram um elevado interesse nos activos e nos territórios Lisbon South Bay aquando da participação da Baía do Tejo e dos municípios de Almada, Barreiro e Seixal no MIPIM 2017.

A marca Lisbon South Bay foi idealizada para responder aos desafios impostos pela promoção externa num contexto de disputa de investimento à escala global, onde individualmente os territórios de Almada, Barreiro e Seixal teriam dificuldade em afirmar-se e em gerar interesse dos investidores internacionais.

E, ao que parece, a estratégia não podia ter sido melhor definida. No MIPIM, evento que se realizou em Cannes, França, até ao passado dia 17 de Março, foram vários os investidores internacionais que mostraram interesse em investir neste projecto.

Em declarações à Magazine Imobiliário, Sérgio Saraiva, administrador da Baía do Tejo, explica que “atingimos os dois objectivos que levámos para o MIPIM". "Por um lado, em termos institucionais, com a presença dos três presidentes de câmara de Almada, Barreiro e Seixal em conjunto com o presidente de câmara de Lisboa com a intenção de tornar esta região mais competitiva; e, por outro lado, através da promoção, com a notoriedade que Lisboa está a ter, cada vez mais, estes territórios vão constituir naturalmente uma extensão da capital, oferecendo complementaridades dada a actual procura”.

Foi neste enquadramento que Sérgio Saraiva diz que o Lisbon South Bay foi “bastante procurado por interessados e por diversas entidades interessadas em aprofundar o conhecimento sobre estes projectos”. Salienta que “não houve nenhuma nacionalidade que se destacasse mas tivemos o interesse por parte de alguns grupos com grande poder económico-financeiro e técnico”. Acrescentando que, “uma vez que as feiras são as montras, vamos agora dar o follow-up aos contactos que fizemos”.

A presença do Lisbon South Bay este ano no MIPIM foi, como o administrador afirma, “bastante positiva”. Aliás, como conclui, “temos tido um crescendo desde as primeiras presenças nesta feira, favorecendo também o estreitando da relação que temos, desde  2013, com a Invest Lisboa e que permite que Lisboa e a Região tenham maior notoriedade. Juntos, somos mais fortes do que separados”.

O MIPIM é uma das mais importantes feiras do sector imobiliário e de atracção de investimento a nível mundial e na sua edição de 2017 coloca em destaque Lisboa enquanto cidade-região, bem como todos os activos do projecto Lisbon South Bay.

Foto: Anabela Loureiro