No dia 28 de Março, a Fundação AIP recebeu mais uma conferência alusiva aos países da África lusófona, desta vez com o tema ‘Moçambique, entre a crise financeira e uma nova economia?’
Esta iniciativa decorreu nas instalações da Fundação AIP e foi apresentada por um dos mais prestigiados economistas moçambicanos, João Mosca. Este debate faz parte do Ciclo de Conferências ‘África Lusófona, uma visão prospectiva’ numa parceria com o África Monitor Intelligence.
Esta foi uma excelente oportunidade para ouvir o que um dos economistas moçambicanos mais prestigiados como o professor João Mosca (professor catedrático, leccionando na Universidade Politécnica de Moçambique e na Universidade Eduardo Mondlane, Investigador no CesA-ISEG/ULisboa, director do Observatório do Meio Rural – Moçambique) tem para nos comunicar face aos desafios das relações externas moçambicanas bem como ao percurso e perspectivas de desenvolvimento económico do país.
O conferencista é igualmente autor de numerosos trabalhos publicados em vários países e línguas, lecciona em mestrados e doutoramentos, orienta teses e é palestrante em conferências internacionais. Moçambique foi o quarto país de matriz lusófona a ser abordado.
O Ciclo de Conferências ‘África Lusófona, uma visão prospectiva’ têm estado a decorrer desde o final do ano passado, com a Guiné Equatorial, seguindo-se Angola, em Janeiro e Cabo Verde, em Fevereiro e prolongar-se-ão, com outros mercados da África Lusófona, até meados de Julho.