A nova loja Ikea abre hoje ao público e segundo o director do Ikea de Loulé, Abdelhak Ayadi, deverá receber dois milhões de visitantes no primeiro ano. Trata-se de uma loja que não é standard e que foi pensada nos residentes nacionais e estrangeiros.
Em declarações aos jornalistas, Abdelhak Ayadi revelou que esta foi uma loja idealizada para “as pessoas que vivem no Algarve”, não só portugueses mas também a comunidade estrangeira residente, o que justificou o facto de a “comunicação toda ser em português e em inglês, desde as direcções às etiquetas com os preços” até ao site.
A designer de interiores da Ikea, Marta Cunha, enfatizou esta ideia referindo que existem mesmo alguns produtos e soluções disponíveis nesta loja que estão direccionados exclusivamente para os algarvios. Para o efeito deu como exemplo um estudo sobre as características das habitações no Algarve que demonstra, entre outros dados, que 65% têm terraços ou varandas, daí que esta loja esteja dotada de uma maior variedade de mobiliário exterior.
Além disso, Marta Cunha salienta também que as casas algarvias são maiores do que a média nacional e que o mercado de arrendamento é distinto do resto do País, daí que, por exemplo, os algarvios tenham uma preferência maior em adquirir, por exemplo, sofás-cama.
Este espaço será dotado de 1.600 painéis solares até ao Verão de 2018, representando um investimento de um milhão de euros e que deverá produzir o equivalente a 25% do consumo médio de energia eléctrica da loja.
A abertura da loja Ikea, de acordo com Abdelhak Ayadi, será “mais sóbria” em respeito para com a família da mulher que na passada semana morreu na sequência de um acidente no exterior do cais de descarga da loja e cujo investigação ainda se encontra em curso.
Recorde-se que a loja Ikea de Loulé faz parte do projecto do grupo sueco que inclui um centro comercial, cuja abertura está prevista para o Verão de 2017, e um outlet, que deverá abrir no Outono deste ano. Este projecto representa um investimento total de 200 milhões de euros.
A abertura da quinta loja Ikea em Portugal enquadra-se no plano de expansão do grupo, que prevê duplicar o número de lojas no País, para dez, até 2025. Segundo o director de Expansão da IKEA Portugal, Fernando Caldas, em declarações aos jornalistas,o objectivo é que as novas lojas do grupo se aproximem mais do centro das cidades. Avançou ainda que “na área metropolitana de Lisboa queremos abrir com a maior brevidade possível uma terceira loja e na área metropolitana do Porto uma segunda, para voltar depois novamente a Lisboa para uma quarta loja”.
Foto: Wikipedia / J. James