O Santander Totta e a Nova School of Business and Economic (SBE) celebraram um convénio em nome do ensino e da investigação e através do qual vai ser construído o futuro Campus Universitário de Carcavelos. Entre os diversos edifícios de que vai ser dotado, destaque-se a ala Santander Totta Hall.
O evento de assinatura deste convénio decorreu no espaço onde decorrem as obras deste Campus Universitário e contou com a apresentação do projecto por parte do director de obra, Bernardo Pinto Gonçalves, e da presença de diversos ilustres, nomeadamente da administradora do Santander Totta, Inês Oom de Sousa, do director da Nova SBE, Daniel Traça, e do presidente da Fundação, Alfredo de Sousa Pedro Santa Clara, também responsável pela criação e desenvolvimento da campanha de angariação de fundos para a edificação deste Campus. A par de uma visita às já avançadas obras do Campus Universitário que deverão estar concluídas na abertura do ano lectivo de 2018.
Em cima da mesa esteve um convénio de mecenato que visa acima de tudo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de quem estuda e investiga neste novo espaço. Deste modo, alunos, docentes e investigadores vão poder aceder aos programas de bolsas de mobilidade internacional do Santander Universidades – que proporcionam todos os anos, a centenas de alunos, a oportunidade de intercâmbio em países do espaço ibero-americano.
Inserido no novo Campus de Carcavelos vai estar o Santander Totta Hall. Trata-se de um edifício com mais de 30 espaços de ensino e mais de 10 mil m2, que, além das salas de aulas, terá também espaço para os docentes e investigadores, oferecendo-lhes gabinetes dedicados e áreas comuns de estudo e investigação.
A parceria entre as duas entidades prevê também a participação do Santander Totta nas bolsas de apoio aos finalistas de maior potencial dos cursos de licenciatura da Nova SBE.Enquanto parceiro institucional da Nova SBE Fellowship for Excellence, o Santander Totta garantirá o financiamento directo a alunos que revelem não só um desempenho académico de excelência, mas também uma motivação acima da média para empreender, liderar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade que os rodeia.
A contribuição do Santander Totta estende-se ainda a uma vertente tecnológica, com a introdução de um novo cartão universitário inteligente, que promete facilitar o dia-a-dia de todos os alunos e docentes. Este cartão único dará aos elementos da comunidade universitária o acesso a toda a infra-estrutura do campus, agindo em simultâneo como suporte primário ao controlo de acessos e presenças e como documento privilegiado de identificação.
A relação com o ensino superior continua a ser a grande prioridade da política de Responsabilidade Social Corporativa do Santander Totta que, através do Santander Universidades, colabora actualmente com cerca de 50 instituições de ensino superior portuguesas. Em 2016, o Banco investiu 6,8 milhões de euros em actividades relacionadas com responsabilidade corporativa, entre os quais 5,9 milhões directamente no ensino superior em Portugal.