O empreendimento Praia Grande Eco-Resort, propriedade do banco Millennium bcp, é o mais recente projecto a ser lançado no Algarve, num investimento na ordem dos 200 milhões de euros.
Terá três hotéis de quatro e cinco estrelas e cerca de 350 unidades residenciais integradas em aldeamentos turísticos e englobará ainda um campo de golfe com 18 buracos.
O empreendimento representa uma oportunidade única de promoção turístico-imobiliária, pela sua qualidade, localização e envolvência natural altamente conservada, considera Eduardo Abreu, sócio da Neoturis, parceira da CBRE. “Para além de promotores imobiliários acreditamos no interesse de vários grupos hoteleiros no projecto. É com grande satisfação que aceitámos este desafio conjunto e apoiamos a criação de um projecto ímpar em Portugal”, destaca.
Com uma área de construção potencial de 122 mil m2, o terreno localiza-se no centro do Algarve, uma zona consolidada e onde estão situados os principais resorts em Portugal, como o Pine Cliffs, Vilamoura, Vale do Lobo e Quinta do Lago e a comercialização vai estar a cargo da consultora CBRE.
“O Praia Grande Eco-Resort é um dos maiores projetos turísticos para desenvolvimento do Algarve, com uma localização única, com mais de 2km de frente de praia”, explica José Araújo, director da Direcção de Negócio Imobiliário do Millennium bcp. “Acreditamos que o potencial do projecto bem como a capacidade e recursos da CBRE e da Neoturis farão deste projecto um sucesso”, acrescenta.
O Praia Grande Resort está localizado num terreno que integra o Plano de Pormenor da Praia Grande. Situado mais precisamente entre a Lagoa dos Salgados e o resort com o mesmo nome, este projecto será desenvolvido em cinco fases, a primeira das quais se encontra já aprovada pela Câmara Municipal de Silves e prevê a construção de três unidades hoteleiras com um total de 373 quartos e dois aldeamentos turísticos com 331 unidades de alojamento, distribuídas por moradias, townhouses e apartamentos. Em causa estão cerca de quatro mil camas.
Segundo Eduardo Abreu, o projecto do Praia Grande Resort encontra-se num estado de maturidade que permite “antever a possibilidade de um desenvolvimento a curto prazo”, o que, a suceder, acontecerá “num momento em que o mercado algarvio está a dar sinais claros de uma nova vaga de desenvolvimento turístico e imobiliário”.
Neste contexto, o Praia Grande Resort “reúne condições para ser um dos novos produtos com capacidade para se posicionar num patamar de qualidade verdadeiramente diferenciador”, tendo em conta argumentos como a proximidade à praia, a envolvente de grande qualidade natural e um masterplan de qualidade.
Também Francisco Sottomayor, Head of Development da CBRE, destaca o estado de maturidade do projecto em termos de planeamento e de consolidação do masterplan, o qual “permite o seu desenvolvimento ainda neste ciclo de mercado, ou seja, num “contexto muito positivo para o sector turístico, quer em termos hoteleiros quer em termos de segunda habitação”. Na sua perspectiva, esta é uma das três razões pelas quais o Praia Grande Resort está entre “o número restrito de projectos no Mediterrâneo que reúnem condições de sucesso para o desenvolvimento de um novo resort de grande dimensão”.
Elisabete Saraiva Soares