A notícia avançada pela Bloomberg dá conta que o fundo de private equity Blackstone irá vender, pelo menos, quatro centros comerciais: Sintra Retail Park, Fórum Sintra, Fórum Montijo e Almada Fórum. A venda, cuja alienação destes espaços será mediada pela consultora JLL, deverá render cerca de 900 milhões à Blackstone.
Apesar das entidades envolvidas neste negócio não terem confirmado oficialmente a transacção, a Bloomberg avança que estes quatro espaços comerciais estão avaliados entre os 750 e os 900 milhões de euros.
A confirmar-se, esta será a maior venda de imobiliário da última década em Portugal segundo afirmou Cristina Arouca, directora da consultora de imobiliário CBRE, citada pela Bloomberg.
Recorde-se que foi, em 2013, que a Blackstone entrou no nosso País ao adquirir o Sintra Retail Park e o Fórum Sintra, até então nas mãos da Multi Corporation. Seguiu-se, em 2015, o Almada Fórum e o Fórum Montijo cujo fundo era gerido pelo alemão Commerzbank.
O Jornal de Negócios, segundo as fontes que contactou, avança nomes dos potenciais compradores, considerando os donos do Forum Coimbra e do Forum Viseu como “candidatos naturais”, relembrando que em Março passado, os grupos Greenbay e Resilient adquiriram dois centros comerciais por 220 milhões de euros, cujos activos pertenciam então à Locaviseu, empresa gerida pela CBRE. Outro dos nomes focados é o Deutsche Bank, nomeadamente depois de ter adquirido os centros comerciais Dolce Vita Douro e Coimbra (actualmente Nosso Shopping e Alma Shopping) à Lone Star. Na lista está ainda a Klépierre detentora dos centros comerciais Parque Nascente no Porto, Aqua Portimão e Espaço Guimarães no nosso País. Por fim, a Axa e as casas de investimento imobiliário Unibail-Rodamco e TH Real Estate também poderão estar nesta corrida.