BBG, Inapa, Marques, Sociedade Franco-Portuguesa de Capacetes, Soja de Portugal e Vieira de Almeida & Associados são os grandes vencedores dos Troféus Luso-Franceses 2017.

A 24.ª edição dos Troféus Luso-Franceses 2017 galardoou a Soja de Portugal (Troféu Desenvolvimento Sustentável), BBG (Troféu PME), Inapa (Troféu Investimento), Marques (Troféu Exportação) e Sociedade Franco-Portuguesa de Capacetes (Troféu Inovação). O Troféu Especial do Júri foi entregue à Vieira de Almeida & Associados.

A entrega de prémios realizou-se durante um jantar de gala no Pestana Palace, em Lisboa, onde estiveram presentes o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o embaixador de França em Portugal, Jean Michel Casa.

O primeiro Troféu a ser entregue foi o da Inovação, conquistado pela Sociedade Franco-Portuguesa de Capacetes (SFPC). Esta empresa, sediada em Carregal do Sal, dedica-se à produção de capacetes e desde 2000 que integra um grupo económico francês. A SFPC, com a sua marca SHARK, foi a primeira empresa a nível mundial a aprovar um capacete que pode ser utilizado integral ou como jet, assim como a primeira empresa a produzir um capacete com led’s incluídos.

A Soja de Portugal arrecadou o segundo galardão da noite, na categoria Desenvolvimento Sustentável. Presente no mercado desde 1943, o grupo Soja de Portugal opera no sector da indústria agroalimentar em três grandes áreas: nutrição animal; carne de aves; e recolha, tratamento e valorização de sub-produtos de origem animal. Esta empresa distinguiu-se pelo desenvolvimento de soluções competitivas, inovadoras e sustentáveis nas várias áreas de negócio.

Seguiu-se a entrega do Troféu Investimento à Inapa. Com mais de 50 anos de existência, a única multinacional portuguesa cotada no sector da distribuição de papel na Europa, decidiu investir em França em 2016. Na maior operação dos últimos anos, o grupo concluiu a aquisição da Papyrus France, salvaguardando a sustentabilidade financeira e os postos de trabalho da empresa, impulsionando o sector da distribuição de papel em França. A consequente fusão da atividade da Inapa França com a Papyrus France levou a que o grupo português se tornasse líder neste mercado.

A BBG foi a empresa vencedora do Troféu PME. A BBG desenvolve um trabalho conceptual de serralharia urbana e que tem como objectivo ir além do domínio da técnica. Sendo um dos principais especialistas em janelas minimalistas do mundo, que fornece soluções arquitetónicas premium, desde 2011 que desenvolve um produto com marca própria, a HYLINE. Para além destas janelas de correr minimalistas em alumínio, a BBG oferece uma ampla gama de fabricação de metais, principalmente voltada para o mercado residencial high-end, em diferentes partes do mundo.

O quinto galardão da cerimónia, o Troféu Exportação, foi recebido pela Marques. A empresa, especializada no fabrico de fechaduras, tornou-se uma referência europeia no mercado em que se insere, sendo nestes últimos anos o maior fabricante português do sector, ocupando a França há já alguns anos o principal país de exportação.

Por fim, o júri, composto por representantes da AICEP, IAPMEI, Conselheiros do Comércio Exterior, empresários, patrocinadores e parceiros do evento, distinguiu a Vieira de Almeida & Associados com o Troféu do Júri. Trata-se de uma firma de referência independente com experiência acumulada de mais de 40 anos na assessoria jurídica internacional, reconhecida pelo seu carácter inovador e qualidade dos serviços. A Vieira de Almeida ocupa um lugar de destaque nos principais diretórios internacionais, tendo recebido os prémios e nomeações de maior prestígio do sector.

Os Troféus Luso-Franceses 2017 foram organizados pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, que reuniu cerca de 200 pessoas nesta cerimónia de entrega de prémios.

Foto: (da esquerda para a direita) Vencedores: BBG – Bruno Brás, presidente ELIS – José Mendes Leal, administrador; Lauak – Armando Gomes, administrador; Vieira de Almeida & Associados – Mathieu Le Roux, sócio; Lauak – Jean Marc Charriton, presidente; Lauak – Mikel Charritton; Novo Banco – Victor Fernandes, administrador; Marques – Manuel Pereira Rodrigues, presidente do Conselho de Administração; Soja de Portugal – Lídia Moreira, directora Marketing, Comunicação & Sustentabilidade; embaixador de França em Portugal – Jean Michel Casa; ministro da Economia – Manuel Caldeira Cabral; Novo Banco – Eduardo Moradas, assessor do Conselho de Administração; Victoria Seguros – Francisco Campilho, administrador; Rubis Energia – Arnaud Havard, administrador; Victoria Seguros – Carlos Suarez, administrador; Renault Portugal – Fabrice Crevola, administrador Delegado; CCILF – Carlos Aguiar, presidente; Sociedade Franco-Portuguesa de Capacetes – Remo Ventura, director-geral.