As rendas habitacionais em Portugal (Continental) voltaram a crescer no último trimestre de 2013, com uma subida de 0,1% face ao trimestre anterior, revela o Índice de Rendas Confidencial Imobiliário. Recorde-se que no terceiro trimestre, as rendas haviam descido 0,4%.
Também no que concerne a performance homóloga (i.e. do quarto trimestre de 2013 face a igual trimestre do ano anterior), a nota foi de recuperação. Embora este indicador se tenha mantido em território negativo, com as rendas a descerem 0,3% face ao mesmo período de 2012, evidencia uma melhoria importante quando comparada com a taxa de variação homóloga observada no primeiro trimestre de 2013, quando a rendas apresentavam uma descida de 2,2% face ao período homólogo.
Em Lisboa, as rendas comportaram-se de forma semelhante ao mercado nacional, com um crescimento trimestral de 0,1% no quarto trimestre de 2013. Também face ao ano de 2012, o ano de 2013 apresentou rendas mais baixas em Lisboa, no entanto, esta descida foi amenizando ao longo do ano, passando de -2,7% no 1º trimestre para -0,7% no quarto trimestre.
Foto: Anabela Loureiro