O co-fundador da Second Home, Rohan Silva, anunciou que vai abrir um segundo espaço em Lisboa que vai contar com um investimento de 10 milhões de euros. Revelou também que as empresas localizadas em Londres, Inglaterra, na hora da mudança preferem Lisboa em detrimento de Paris e Berlim.
Em entrevista à agência Lusa em Londres, Rohan Silva anunciou que a Second Home, depois da abertura no Mercado da Ribeira, em Lisboa, vai replicar o espaço numa nova localização e com uma dimensão ainda maior na capital portuguesa, num projecto cujo investimento ascende aos 10 milhões de euros.
Como Rohan Silva esclareceu: “O que nós queremos fazer em Lisboa é apoiar a criação de postos de trabalho. Ainda existem demasiados jovens talentosos desempregados. 6% de pequenas empresas de rápido crescimento criam 60% dos novos postos de trabalho em economias desenvolvidas e nós estamos a tentar ajudar mais empresas em Lisboa a encaixar-se nessa categoria”.
Nesta entrevista defendeu também que “as empresas internacionais e criativas querem Lisboa” e que a nossa capital “está muito à frente de Berlim e de Paris”.
Tal fica a dever-se, “em parte, devido à língua inglesa, que não existe em Paris”, ao “estilo de vida, como o surf e o clima, que é melhor do que em Berlim” e também ao custo de vida que em Londres é muito elevado. A isto acresce o facto de “para a comunidade criativa que está no Second Home em Londres, o principal problema é o custo do alojamento”, uma vez que “o custo de vida é muito elevado”. Rohan Silva considera mesmo que “a falta de habitação em Londres é um problema maior do que o Brexit”.
O interlocutor acredita que o Brexit “não será uma catástrofe” para o Reino Unido, ainda assim, a saída do país da União Europeia está a gerar incerteza e com isso beneficia Portugal, país que, actualmente, apresenta um ambiente seguro para o investimento. Aliás, como diz, “ninguém diria há 10 anos que, comparando com Londres ou os EUA, Lisboa é uma cidade estável para fazer negócios. Devido ao Donald Trump e ao Brexit, Lisboa é, na minha opinião, a cidade mais estável da Europa”.
Refira-se ainda que a Second Home estabeleceu uma parceria com a embaixada britânica em Portugal no sentido de promover diversas palestras de empreendedores e intelectuais com a missão de inspirar e orientar os empreendedores portugueses.
A primeira sessão realiza-se em Lisboa, no dia 12 de Outubro, contando com a participação de Martha Lane Fox, co-fundadora do lastminute.com e administradora do Twitter, e de Marcus du Sautoy, matemático e professor da universidade de Oxford. Em Londres, na próxima semana, é a vez da secretária de Estado da Indústria portuguesa, Ana Lehman, promover Lisboa como um destino de startups e capital de investimento.
Foto: Anabela Loureio