As propostas dos partidos políticos com assento no Parlamento avançaram com um reforço da verba destinada ao Programa Porta 65 Jovem. Assim, no âmbito da dotação orçamental no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), deverá chegar aos 18 milhões de euros.
Em cima da mesa está a proposta do PS que pretende a “transferência de uma verba até ao limite de 18 milhões euros inscrita no capítulo 60.º da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças para o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) destinada ao Programa Porta 65 - Arrendamento por Jovens”. Em declarações à agência Lusa, a deputada Helena Roseta avançou que este reforço visa fazer chegar o programa a mais jovens, daí ter-se adicionado mais três milhões de euros à verba inicialmente prevista de 15 milhões de euros.
Os partidos PSD e CDS-PP apresentaram igualmente propostas para que este programa chegue, em 2018, aos 18 milhões de euros.
Recorde-se que em 19 de Julho de 2017 o Parlamento aprovou, por unanimidade, o alargamento do programa de arrendamento jovem Porta 65 até aos 35 anos, podendo estender-se até aos 37 anos quando se trate de um casal e um dos elementos tenha a idade regulamentar, bem como o reforço da dotação orçamental em conformidade com as alterações introduzidas.