O Banco Santander Totta recebeu, em Londres, Inglaterra, o prémio de ‘Banco do Ano’ em Portugal, atribuído pela revista The Banker, do Grupo Financial Times, no âmbito dos The Banker Awards 2017. Esta é a nona vez na última década que o Santander Totta recebe tal distinção.
Este prémio vem reconhecer o desempenho do Santander Totta durante 2016, “um ano financeiro bem-sucedido com um forte crescimento dos resultados”, como refere a publicação, que recorda ainda que “o Banco superou com sucesso o seu principal desafio de integrar os activos e passivos do ex-Banif”.
De acordo com o presidente Executivo do Santander Totta, António Vieira Monteiro, este prémio resulta do Santander Totta ser “o Banco mais rentável em Portugal e do seu crescimento tanto em recursos, como em depósitos e clientes. Aumentámos o nosso lucro em 36% para 395,5 milhões de euros, através de um crescimento orgânico que levou a um aumento na margem financeira, comissões e clientes e uma redução nos custos”.
Sobre o futuro, o presidente Executivo do Santander Totta acrescenta que “além do desafio que será a integração do Popular Portugal, o Banco estará focado no crescimento orgânico, que acompanhará a evolução positiva da economia portuguesa”.
Para além do Santander Totta em Portugal, o Santander foi eleito também o ‘Banco Global do Ano’, e o ‘Banco do Ano’ nas Américas, em Espanha, no Brasil e no Chile. Na base destes prémios, a revista The Banker destaca o “fantástico crescimento” dos lucros na América Latina, “o modo inovador como o Santander utiliza a tecnologia” e a compra do Popular.
O Santander Totta tem sido premiado, consecutivamente, pelas principais revistas mundiais e nacionais da especialidade. Este ano, o Santander Totta já foi distinguido como ‘Melhor Banco em Portugal em 2017’ pelas revistas Euromoney e Global Finance.
Fundada em 1926, a revista The Banker é uma unidade do grupo Financial Times Business, sendo considerada líder nas notícias financeiras e de banca internacional. Esta análise das TOP 1000 Instituições financeiras mundiais é uma tradição da indústria e os prémios ‘Banco do Ano’ são uma referência comparativa na banca internacional. Os vencedores dos prémios são seleccionados pelos editores da The Banker com base em critérios objectivos, nomeadamente, rentabilidade, crescimento e eficiência, bem como, critérios subjectivos que incluem estratégia, liderança e inovação.