No primeiro semestre de 2017 foram vendidos 72 mil imóveis. Destes, apenas 4% foram casas novas, revelam os dados da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas. Tal como aconteceu em anos anteriores, o dinamismo do mercado do imobiliário passa muito pela venda de casas usadas. A esmagadora maioria das transacções dizem respeito a edifícios antigos que foram alvo de trabalhos de reabilitação ou renovação.
É nestas transacções que surgem, muitas vezes, aqueles problemas típicos de habitações com alguns anos: infiltrações, humidade e danos nas canalizações, no sistema elétrico ou no aquecimento. São muitas as histórias que todos nós conhecemos sobre conflitos que surgem por causa destes problemas.
Neste tipo de questões a legislação não protege da mesma forma quem adquire uma casa nova ou uma casa usada. Na aquisição de um imóvel novo o proprietário pode contar com uma garantia de cinco anos a nível de infiltrações/inundações, fissuras em paredes, bolores, entre outras, garantia essa dada pelo construtor. No caso da compra de uma casa com mais de cinco anos, o novo proprietário está desprotegido, visto que a lei não prevê qualquer garantia para este tipo de imóveis.
Estamos perante uma situação de injustiça, que torna o mercado desequilibrado e menos eficiente para a compra de casa. Num mercado dinâmico e desenvolvido cabe aos players do sector encontrarem soluções para este tipo de problemas. As empresas imobiliárias têm o papel importante para tornar este setor mais eficiente e inovador, com soluções à medida das necessidades dos clientes.
Para responder a esta necessidade do mercado, a ERA criou uma solução que a coloca na linha da frente no que diz respeito à garantia dos direitos de quem compra e vende uma casa. Chama-se Garantia ERA e é um serviço que consiste num seguro oferecido pela empresa aos seus clientes, que cobre despesas em reparações no imóvel em caso de necessidade, por um período mínimo de 12 meses após a escritura do imóvel.
Trata-se de uma solução única em Portugal que cria mais segurança, valor e eficiência no mercado imobiliário e que está em linha com as propostas inovadoras que sempre têm distinguido a ERA no mercado português. Com esta garantia, salvaguardamos os interesses de todos os Clientes envolvidos, e aumentamos o dinamismo do sector imobiliário em Portugal.
João Pedro Pereira
Membro da Comissão Executiva da ERA