O Salão Imobiliário de Portugal regressa, entre os dias 9 e 13 de Outubro, à FIL, em Lisboa. Este ano conta com uma forte aposta na reabilitação, arrendamento e internacionalização e vai ser também um ponto de encontro entre empresas e investidores da CPLP e do Oriente.

A 16ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) vai decorrer em simultâneo com os salões INTERCASA/LxD, SIL, Auto Ocasião Premium e, pela primeira vez, o Festival Vintage.

Para este ano, a organização do certame que está a cargo da Fundação AIP através da AIP – Feiras Congressos e Eventos pretende que o salão se afirme enquanto plataforma privilegiada no apoio à internacionalização das empresas do sector da construção e do imobiliário. Por isso mesmo, em colaboração com várias entidades ligadas ao sector, vai promover conferências focadas em mercados em crescimento ou com elevado potencial de investimento, visitas e encontros com investidores estrangeiros convidados a virem a Lisboa por ocasião do salão.

A temática da reabilitação urbana vai estar também em destaque. Com o objectivo de captar investidores estrangeiros para conhecerem o mercado português e a aumentar o investimento estrangeiro em Portugal, vai ser promovida a iniciativa “Semana do Investimento e da Reabilitação Urbana”, para a qual a organização convidou vários investidores estrangeiros dos países da CPLP, nomeadamente Angola, Moçambique, Brasil e Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor Leste, e, ainda, China, Reino Unido e França, para que todos possam visitar projectos reabilitados e por reabilitar. Aliás, as Conferências SIL vão focar precisamente a temática da reabilitação urbana e da sua ligação aos mercados da CPLP e Oriente.

Além da atribuição dos prémios SIL do Imobiliário (que contemplam pela primeira vez a distinção “Carreira Arquitecto”) e das acções de formação para profissionais, a Bolsa de Arrendamentos, os Leilões Imobiliários, o “Speed Networking” e o “Meeting Point CPLP” são outras das iniciativas que registam grande interesse por parte dos players destes sectores e do público em geral.

A organização já anunciou que, até ao momento, já se encontram registadas mais de 100 empresas e entidades nacionais e internacionais ligadas aos sectores do imobiliário e construção.

FIL

Foto: Santos Almeida