Esta afirmação foi proferida por Paulo Portas no âmbito do encontro empresarial “Oportunidades de Negócio México - Portugal” que decorre hoje, no Four Seasons Hotel Ritz, em Lisboa.
Este encontro empresarial foi organizado no âmbito da visita do Presidente dos Estados Unidos do México, Enrique Peña Nieto, a Portugal, a Embaixada do México, em colaboração com a Fundação AIP, ProMéxico e a AICEP Portugal Global. O mesmo conta com a participação de Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, Enrique Peña Nieto, Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, Paulo Portas, vice-primeiro-ministro de Portugal, Ildefonso Guajardo Villarreal, ministro da Economia do México, entre outras personalidades ligadas ao universo empresarial de ambos os países e ainda com o apoio do COMCE - Consejo Empresarial Mexicano de Comercio Exterior e da CCILM - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana.
Na sua intervenção, Paulo Portas afirmou: “Querermos mais Portugal no México, mas também mais México em Portugal”, lembrando aos empresários mexicanos que Portugal tem actualmente uma legislação laboral mais flexível e amiga do investimento e está “empenhado em diminuir as burocracias”.
Segundo o vice-primeiro-ministro português, o México faz parte “do GPS das novas exportações” portuguesas, tendo as exportações para este país crescido no primeiro trimestre 22,1%, acima da média de 13,9% a que têm aumentado nós últimos anos. Actualmente existem cerca de 520 empresas portugueses a trabalhar no mercado mexicano, sendo os sectores de aposta o das infra-estruturas, das energias renováveis e das tecnologias da educação. “O México e um mercado onde é necessário criar parcerias, estar disponível para vender e comprar, mas também para transferir tecnologia”, acrescentou.
Além de serem apresentadas as oportunidades de negócio e investimento nos mercados português e mexicano, nomeadamente em sectores como o Turismo e Tecnologias da Informação, serão também conhecidos programas de financiamento e apoios em vigor e realizadas reuniões B2B entre empresários portugueses e mexicanos.
No evento será ainda lançado o selo comemorativo dos 150 anos de relacionamento diplomático entre ambos os países.
Foto: Cidade do México