O Panamá lançou recentemente em Portugal uma campanha que visa aumentar o número de turistas nacionais a visitar este país. Mas a esta acção junta-se agora outra que visa promover o destino como captador do segmento de Meetings, Conferences and Exhibitions (MICE).

A Cidade do Panamá alcançou recentemente a sexta classificação da ICCA - International Congress and Convention Associaton, no continente americano, com 60 reuniões e convenções realizadas em 2013. No ranking mundial, o Panamá subiu dez posições em relação ao ano de 2012, assumindo-se como potencia global no segmento MICE.

O vice-ministro da Autoridade de Turismo do Panamá Ernesto Orillac, considera que a estratégia MICE é uma estratégia abrangente que nasceu não só da Autoridade de Turismo, mas de todo o sector. "Pela primeira vez houve um esforço conjunto na promoção turística, por parte do sector privado e do sector público", garantiu. Este feito permitiu que o Panamá se estabelecesse na posição que ocupa hoje, abrindo-se a novos mercados como o americano e o europeu, importantes para o seu reconhecimento. Apesar das sucessivas tentativas para a entrada do país nestes mercados, a estratégia adoptada era quase regional e não global, o que dificultou o processo, principalmente perante mercados tão competitivos como o México, o Canadá ou os EUA.

O aumento das responsabilidades e dos requisitos fez com que o Panamá procedesse a um reajustamento da sua estratégia, trabalhando em parâmetros como a certificação e o profissionalismo, o que lhe valeu o rigor e o reconhecimento global, conseguindo crescer em posição. Um exemplo claro dessa distinção prende-se com o facto de, pela primeira vez na história do país, o Panamá ter ganho a sede do Congresso de Pediatria que decorrerá em 2019 e onde concorriam mercados como Milão ou Marrocos.

Para Ernesto Orillac, "a indústria do MICE é quase uma indústria separada dentro da indústria do Turismo, sendo extremamente competitiva, já que é um sector que todos os países querem desenvolver".

Alcançar os lugares cimeiros do ranking acarreta ainda uma maior responsabilidade, com treino constante e profissionalismo de forma a manter os níveis de qualidade alcançados e exigidos.