Eugen Egetenmeir, Director Geral da Messe München International, assume a Expo Real como um espaço de excelência para fazer contactos e novos negócios. Para 2014, avança que já está reservado espaço para vários expositores portugueses.
A Expo Real tem sido um local para apresentar novos projectos ou serviços, mas actualmente assume-se, cada vez mais, como uma plataforma para contactos pessoais e para estabelecer parcerias de negócios.
Como o Director Geral da Messe München International explica: “Expo Real é e sempre foi, antes de mais, um evento de networking. Desde o promotor do projecto e investidores através dos bancos e financiadores aos prestadores de serviços da indústria imobiliária de todo o tipo: todos eles - sejam expositores ou visitantes -, utilizam a feira como um mecanismo interdisciplinar e orientado para resultados de "networking". Não é apenas um espaço para apresentar ou encontrar novos projectos e serviços, é também um espaço de troca de informações e experiências, para fazer novos contactos e para abrir caminho a novas áreas de negócio”.
Eugen Egetenmeir acrescenta ainda que este é também “um espaço para fornecer suporte adicional, por isso, pela primeira vez este ano, existe uma área de reuniões que foi especialmente projectada para a feira, que se localiza no corredor C2, e que pode ser reservada directamente in situ, se necessário. Com a premissa: “MatchUp!”, a comunidade participante na Expo Real - expositores, visitantes e representantes da imprensa – vai poder manter-se em contacto durante todo o ano, para o efeito vão poder apresentar uma imagem actualizada e abrangente de si na comunidade através dos seus respectivos perfis online e ao mesmo tempo envolver-se num diálogo com esta mesma comunidade”.
Este certame tem também revelado uma tendência para aumentar a cobertura de diferentes e alternativos segmentos do mercado imobiliário na Expo Real. A explicação é simples: nos últimos anos, os investimentos alternativos, como sejam o imobiliário do sector de hospitalidade, de logística e de saúde, têm-se revelado “investimentos muito atractivos”, revela. Por isso, como Eugen Egetenmeir avança, “agora, em certa medida, estes investimentos acabaram por entrar no circuito geral do investimento imobiliário. Diferem do conceito “clássico” de imobiliário comercial e, por isso mesmo, cativam os investidores. Neste sentido, a Expo Real oferece bons contactos para esses segmentos”.
Refira-se que, nos últimos, anos a presença de Portugal não tem sido muito significativa neste certame, o que facilmente se explica pela conjuntura de crise económica que, inevitavelmente, afectou o imobiliário nacional.
A Sonae Sierra tem sido a grande excepção com uma presença assídua, o que se justifica pelo facto de este certame ser um metting point com os seus parceiros de negócio a nível europeu. Ainda assim, na edição de 2014, a Invest Lisboa vai estar presente com um stand de 30m2 e vai contar com a participação de várias empresas e entidades públicas como os co-expositores: Baía do Tejo; Carvalho & Ramilo Investment and Consulting; PLMJ - Sociedade de Advogados; Pura Imagem, Publicidade, Design e Arquitectura; e Troiaresort - Investimentos Turisticos. Pela primeira vez também vai estar presente a Wondering 3D.
Além do stand, a Invest Lisboa organiza ainda uma conferência com o título “Lisbon - Your Atlantic Business Hub” no dia 7 de Outubro. Este ano o evento conta com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Graça Fonseca, que participa como oradora na conferência “Planning & Partnerships Forum”.
Sinais de que “ventos de mudança” começam a soprar no nosso País.
Foto: Anabela Loureiro