As taxas Euribor desceram hoje em todos os prazos. Esta descida surge após as declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE) em que reforça a confiança quanto à eficácia das medidas da instituição.

A Euribor a seis meses, que serve de referência nos créditos à habitação em Portugal, desceu 0,014 pontos, para 0,274%, face à sessão de sexta-feira, dia em que tinha interrompido a tendência de queda registada ao longo da semana passada. No prazo dos três meses, a Euribor caiu 0,008 pontos, para os 0,175%, acentuando a queda face ao dia anterior. A Euribor a nove meses desceu 0,015 pontos, para 0,359%, tendência seguida pela de 12 meses, que caiu também 0,015 pontos, para 0,448%.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou: “Estou confiante que o pacote de medidas que anunciámos no início de Junho vai contribuir para estimular a procura, mas estamos prontos para ajustar mais a nossa política”. Esta declaração foi proferida durante o seu discurso no fórum económico e monetário de Jackson Hole (Wyoming), nos Estados Unidos da América.

Mario Draghi enfatizou que nenhuma política monetária “pode compensar as reformas estruturais necessárias na zona Euro”, lembrando que a recuperação económica tem sido “fraca” e o desemprego continua elevado.

Refira-se que as Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona Euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.